205 pacientes estão na fila para cirurgia bariátrica em MT

Após suspender as cirurgias de alta complexidade por três meses, 205 pacientes aguardam para fazer cirurgia bariátrica no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Os dados foram repassados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo informações repassadas, os 205 pacientes têm Autorização de Internação Hospitalar (AIHs) liberadas pelo médico. Desse total, estão aptos para cirurgia 10 pacientes com exames laboratoriais e risco cirúrgico realizados.

As cirurgias de pacientes que estão na fila desde novembro do ano passado voltaram a ser realizadas nesta segunda-feira (27).

De acordo com a SES, o processo para a realização da cirurgia bariátrica pode levar até um ano devido à complexidade, que envolve diversos profissionais e exames.

A unidade hospitalar está sendo reformada. Apesar da reabertura dos serviços, outras etapas da obra de modernização continuarão sendo executadas na unidade de saúde.

As readequações abrangeram os espaços internos da recepção, setor administrativo, pronto-atendimento, ambulatório, centro cirúrgico, UTI, CME e enfermarias.

As obras foram realizadas conforme normas vigentes do Ministério da Saúde e apontamentos de inspeções realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de habilitar o hospital como referência na realização de cirurgia bariátrica.

Texto: G1 MT