Abandono de filhotes na frente de veterinária viraliza na web

Um flagrante de um casal abandonando 11 filhotes de cachorro gerou comoção na web. Imagens do abandono em frente a uma clínica veterinária na região central de São José dos Campos (SP) e a foto dos animais viralizaram nas redes sociais. Somadas, registraram mais de 500 compartilhamentos apenas seis horas após a publicação.

As imagens mostram um casal chegando a pé. O homem carrega a caixa com os filhotes enquanto a mulher segura uma bicicleta. A caixa é colocada na frente da clínica e, em seguida, o casal vai embora.

De acordo com a veterinária Fernanda Salhab, pelas imagens é possível ver que o casal chega por volta das 5h da manhã na porta da clínica. Ela conta que assim que foi abrir a clínica no início da manhã, os animais foram encontrados.

“Por sorte eles não saíram da caixa. Eles têm aproximadamente 60 dias e estão saudáveis. Demos comida, água, vermifugamos e vacinamos”, afirmou.

Os animais foram colocados para adoção. Segundo a veterinária, cinco filhotes foram adotados por clientes e por vizinhos da clínica. Os que restaram foram temporariamente para casa de uma outra cliente enquanto aguardam um lar definitivo.

“Oferecemos a castração para todos que forem adotados. Primeiro que abandono é crime, isso não deveria ser feito, mas também é revoltante que mesmo com tantas campanhas de castração, os donos acabam deixando os animais se reproduzirem e depois não sabem o que fazer com a ninhada. Esses ainda tiveram sorte de serem deixados aqui, mas tem casos que eles são jogados nos lixos e coisas piores”, afirmou.

Crime
Uma pessoa que abandona, explora ou aprisiona um animal em casa pode ser processada e perder a guarda do bicho. A lei (9.605/98) de proteção aos animais é federal e de acordo com o artigo 32, abuso, maus-tratos e mutilação em animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos pode gerar pena de três meses a um ano de prisão.

Mais imagens

 

Texto: G1