Após denúncia, diretor do Júlio Müller é exonerado do cargo

O superintendente do Hospital Univeristário Júlio Müller, Hildevaldo Monteiro Fortes, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (21).

O desligamento foi resultado de solicitação feita pela reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Myrian Serra, à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH ), responsável pela administração da unidade hospitalar. O pedido foi feito depois de uma solicitação de órgãos de controle interno da instituição de ensino.

O afatamento ocorreu após uma denúncia anônima feita em maio de 2018 acerca de supostas irregularidades na gestão financeira da unidade médica.

Após fazer a solicitação, a reitora diz que se reuniu “com o superintendente do HUJM para situá-lo sobre os acontecimentos e ofereceu apoio de quadros da instituição para as rotinas administrativas de forma a tranquilizar a comunidade até que a situação fosse esclarecida”.

Conforme a reitora Myrian Serra, uma comissão foi instaurada para apurar as denúncias, sendo que o professor Hildevaldo Monteiro Fortes permanecerá afastado durante este período. 

“Ele não pode ser considerado culpado antes do direito de defesa de todas as acusações e até que tudo seja apurado”, afirmou a reitora.

Em nota, a Universidade informou que a exoneração é necessário porque “reforça o compromisso firmado com os servidores do HUJM, tanto os vinculados à UFMT quanto os da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, no sentido de assegurar o bom desempenho de suas funções e também o de identificar problemas e respectivas soluções, que permitam o pleno funcionamento do hospital”.

O nome de um substituto deve ser divulgado em breve.

Confira nota na íntegra:

Por orientação dos órgãos de controle interno, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) solicitou à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) o afastamento de Hildevaldo Monteiro Fortes da superintendência do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), publicada no Diário Oficial de hoje (21/09). O afastamento visa assegurar a continuidade dos levantamentos que estão sendo realizados pelos órgãos de controle.

Do ponto de vista administrativo, a medida também reforça o compromisso firmado com os servidores do HUJM, tanto os vinculados à UFMT quanto os da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, no sentido de assegurar o bom desempenho de suas funções e também o de identificar problemas e respectivas soluções, que permitam o pleno funcionamento do hospital.

Desde maio de 2018, quando a UFMT recebeu informações de inconsistências administrativas envolvendo a gestão do HUJM, a reitora, professora Myrian Serra, deu ciência dos fatos à alta gestão da EBSERH, por meio formal. Assim como se reuniu com o Superintendente do HUJM para situá-lo sobre os acontecimentos e ofereceu apoio de quadros da Instituição para as rotinas administrativas de forma a tranquilizar a comunidade até que a situação fosse esclarecida.

Estão sendo feitos encaminhamentos no sentido de nomear um substituto para a função.

Texto: Cíntia Borges/ Mídia News