Chuva prevista para julho pode prejudicar colheita e qualidade do milho em Sorriso

As chuvas que têm caído em Sorriso e demais cidades do Nortão já eram esperadas e devem continuar ao longo de toda a primeira quinzena de julho, conforme previsão da Somar Meteorologia.

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos alerta que essas precipitações pluviométricas podem prejudicar tanto a colheita quanto a qualidade do milho. “Desde o verão já havia previsão de chuvas para o começo de julho, devido a influência do El Niño nesse inverno”, informou em entrevista ao Portal Sorriso MT.

Conforme o especialista, a previsão é de que chuvas continuem nesta semana e na próxima. “Já a segunda quinzena de julho deverá ser mais seca, com chuvas apenas sobre a região Sul do Brasil. Mas, o problema é que poderão vir a ocorrer novas chuvas no início de agosto”, alerta.

Diante das previsões, a recomendação é que os produtores aproveitem sempre a trégua das chuvas para intensificar a colheita.

SORRISO

Ao Portal Sorriso MT, o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Láercio Lenz, acredita que as chuvas interfiram pouco na colheita de milho, só que mais na de algodão.

“Se continuar chovendo até quinta-feira o tempo é curto para prejudicar a qualidade do milho, mas já atrasa um pouco a colheita. A nossa principal preocupação é com relação a colheita de algodão, pois há área onde tem chovido cerca de 50mm”, disse Lenz.

De acordo com o Sindicato Rural de Sorriso, até a última sexta-feira (3) foram colhidos 32% da área de milho, que corresponde a 480 mil hectares (ha). A média de produtividade é de 120 sacas.

Quanto à área de algodão, em Sorriso foram plantados 12 mil ha. No município, a colheita ainda está em fase inicial e atingiu apenas 3%. 

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT