Chuvas podem atrapalhar estocagem de milho a céu aberto em Sorriso

As chuvas que continuam a cair em Sorriso tem gerado uma nova preocupação. Isso porque alguns armazéns, que estão com a capacidade de armazenamento acima do limite, estocaram milho a céu aberto. Se as precipitações pluviométricas continuarem, o grão pode perder a qualidade.

Não há estimativa da quantidade de grãos fora dos silos, em Sorriso, por falta de espaço. No entanto, alguns armazéns podem sofrer possíveis danos se as chuvas persistirem.

O gerente de uma cooperativa de Sorriso, Anderson Oro, diz que o armazenamento de milho a céu aberto só ocorre quando se “esbarra” na falta de logística. “Jogamos o milho no tempo devido uma série de fatores, como greve dos caminhoneiros que prejudicaram a embarcação, a super safra de milho. Há empresas que compraram para carregar durante a safra, mas que só têm previsão somente para depois do dia 20 de julho”.

O milho estocado a céu aberto, segundo Anderson, é somente aquele que deve ser embarcado até 30 de agosto. “Se chover muito, podemos ter problemas com milho ardido”, comentou.

O presidente do Sindicato Rural, Laércio Lenz, diz que o problema é pontual de alguns armazéns, que já compram além do limite de capacidade de armazenagem.

Sobre a produção de milho no município, Lenz informou  que já foram colhidos  35% da área, e que a média é de 120 sacas por hectare. “A média tem sido satisfatória”, afirmou, acrescentando que o fim da colheita deverá ocorrer em mais 20 ou 30 dias.

 Confira a reportagem completa do Cidade Alerta https://www.youtube.com/watch?v=aOuI_7ejDkc

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT