Cinco casos de meningite são confirmados em MT

Cinco casos de meningite foram confirmados pela Prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nesta quinta-feira (11). Ao todo, de janeiro a abril, 19 moradores do município procuraram unidades de saúde com sintomas da doença. 

Entre as ocorrências, quatro dos pacientes foram diagnosticados com meningite viral, que tem como sintomas principais febre, dor de cabeça e manchas na pele.

Três crianças estão entre os casos confirmados da doença. Duas delas, de 6 e 10 anos de idade, estão entre os casos confirmados da doença. A terceira criança tem 4 anos e  ainda não teve o tipo da doença identificado pelos médicos.

Todos os pacientes estão sendo mantidos no Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande. Um delas recebeu alta hospitalar nessa segunda-feira (8). 

Sete casos em que os pacientes tiveram suspeita de meningite foram descartados pela Vigilância Sanitária. 

O restante dos pacientes aguardam o resultado do exame. A Prefeitura de Várzea Grande informou que, até o momento, nenhuma morte em decorrência da doença foi registrada no município. 

Meningite

Existem vários tipo da doença. Eles são classificados de acordo com a causa, que pode ser causada por um vírus, fungos, medicamentos, câncer, inflamação ou bactéria, sendo a última a variação mais letal da enfermidade. 

Todos os tipos de meningite apresentam sintomas semelhantes. A principal diferença entre elas está na rapidez e na intensidade com que o quadro evolui.

Texto: Bruna Barbosa/Mídia News