Com infecção generalizada, criança de 3 anos aguarda UTI e corre risco de morte

Uma criança de 3 anos de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, está internada em estado grave no Pronto-Socorro de Várzea Grande. Amanda Vitória de Paula Mendes está com infecção generalizada, passou por duas cirurgias e aguarda uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Um laudo médico apontou que Amanda precisa ser transferida com urgência para a UTI, pois corre risco de morte.

A família conseguiu uma liminar na Justiça, na quarta-feira (12), determinando que a paciente fosse transferida com urgência para uma UTI.

Conforme a decisão, havia uma vaga no Hospital Regional de Cárceres, a 220 km de Cuiabá, e a criança deveria ser transferida para o local.

No entanto, a família foi informada pelo hospital que a vaga já havia sido preenchida.

A Secretaria de Saúde de Cuiabá informou, em nota, que a criança será transferida para uma UTI pediátrica na tarde desta sexta-feira (14), após a liberação de uma vaga ocupada por uma paciente que será transferida para a enfermaria.

Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que já autorizou o procedimento cirúrgico, que será custeado pelo estado, e determinou a cotação de preço de serviços necessários para o atendimento da criança, com urgência, e, se necessário, que a paciente seja encaminhada a uma unidade de saúde particular.

A tia da criança, Elen Karoline Sebastião de Paula, contou que Amanda estava com caxumba e foi a um hospital de Chapada dos Guimarães por duas vezes, na semana passada, até ser transferida.

“No domingo ela passou mal e estava com o pescoço roxo, o médico disse que ela teve gangrena (sangue parou de circular) e a transferiu. Na segunda-feira (10), ela passou por uma cirurgia de drenagem e saiu da sala entubada”, disse.

Segundo Elen, o estado de saúde da sobrinha se agravou e uma infecção generalizada foi constatada. A criança foi submetida a uma nova cirurgia, na quinta-feira (12), para a retirada de pus do pescoço dela.

“A mãe está com ela no hospital. Ela (Amanda) está com a respiração ofegante e continua entubada, em estado grave.”, contou.

Texto: G1-MT