Corregedoria investiga policiais envolvidos em tiroteio e morte de ladrão

A Corregedoria da Polícia Militar abrirá um procedimento para analisar um vídeo que circula nas redes sociais do momento em que 2 criminosos envolvidos no roubo da Joalheria Vivara, do Goiabeiras Shopping, foram presos e um baleado em um terreno baldio.

O caso foi registrado em Cuiabá. Por conta da morte do ladrão Adriano Júnior Siqueira de Almeida, 19, a atuação dos policiais também será objeto de investigação, segundo a assessoria da PM.

De acordo com a Polícia Militar, Adriano agiu junto aos comparsas Thiago Barroso Borges, 23, e Alisson Almeida Anastácio, 21, no roubo praticado por volta das 13h, na joalheria Vivara, no piso térreo do shopping. Armados, eles invadiram o local, renderam funcionários e clientes e roubaram várias peças de joias.

Imagens feitas com câmeras de celulares mostram o terror que causaram durante a fuga levando 2 funcionárias como reféns e atirando para o alto. Outro vídeo flagra o momento em que a dupla sai pela entrada lateral do shopping e entra em um veículo Fiesta, que dava apoio para a fuga.

Equipes do 10° Batalhão da Polícia Militar perseguiram o carro utilizado pelos bandidos. Eles foram cercados próximo ao Centro Comunitário do Bairro Jardim Cuiabá 2, onde abandonaram o carro e tentaram fugir a pé. Ambos estavam armados.

Segundo o boletim de ocorrências, Thiago foi o 1° a se entregar, deitando no chão. Em seguida, os policiais encontraram os outros 2 suspeitos aos fundos da escola municipal Alzira Valadares, onde pularam o muro do colégio. Os policiais também tentaram pular o muro, mas foram recebidos a tiros e revidaram aos disparos.

Com isso, os criminosos conseguiram fugir novamente entrando em um terreno baldio. Alisson Alexandre se deitou no chão e se rendeu. Ele estava com um revólver. Durante a busca ao 3° suspeito, Adriano teria apontado a arma para os policiais que faziam o cerco. Ele foi atingido por um disparo feito por um policial que revidou. Levado ao Pronto-Socorro de Cuiabá, ele morreu pouco tempo depois.

Imagens do cerco policial aos 2 ladrões presos foram registradas pela moradora de um prédio na região. Nas redes sociais, familiares acusam os policiais de terem executado Adriano. A morte do assaltante também será investigada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil.

Texto: Valquiria Castil/Gazeta Digital (GD)