Demandas de Sorriso são apresentadas ao Mapa durante visita de Neri Geller

O secretário-executivo do Ministério de Abastecimento, Planejamento e Agropecuária (Mapa), Neri Geller, participou, no último sábado (22), de uma reunião no Sindicato Rural de Sorriso com o setor produtivo local.

Geller esteve na região para debater com a classe produtora as condições de preço e aquisição do milho, que está prestes a ser colhido.

Segundo o prefeito Ari Lafin, que esteve presente no encontro, o evento foi produtivo. “Os agricultores tiveram a oportunidade de expor suas necessidades diretamente para um representante do Mapa em uma conversa aberta”, pontuou.

Lafin ressaltou ainda que no ato entregou um ofício a Geller, solicitando ao ministro, Blairo Maggi, a liberação para Sorriso de duas motos niveladoras (patrolas), uma escavadeira hidráulica PC e quatro caminhões basculantes.

Conforme Lafin, “ao apresentar essa demanda, ressaltamos que Sorriso conta hoje com uma malha viária de dois mil quilômetros de estradas vicinais não pavimentadas, fundamentais na escoação da produção da safra”.

O prefeito lembrou ainda que o município passa agora pelo fim do período chuvoso e “manutenção de estradas se torna essencial em qualquer época do ano. Seja por trafegabilidade em geral, seja pela escoação da produção. Pontuando ainda que somos a “Capital Nacional do Agronegócio e dependemos de uma boa malha viária para garantir que os grãos cheguem até os armazéns”.

Trabalho em andamento

Na oportunidade, foi apresentado o trabalho que vem sendo realizado nos primeiros meses da gestão e ressaltou o apoio efetivo dos agricultores e da sociedade organizada em tudo o que foi feito até então.

“São ações como a recuperação das estradas rurais, além do “Arranca Safra”, em que todas as decisões são tomadas com a participação do Conselho do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação), da Fundação Sorriso que tem trabalhado intensamente na instalação do Parque Tecnológico e do Sindicato Rural”, disse.

Lafin lembrou ainda de serviços como o Mutirão de Limpeza da cidade, realizado no início do ano e que retirou cerca de 1,5 mil cargas de lixo seco e resíduos do centro. Para finalizar, Lafin apresentou um projeto desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural para construção de pontes de concreto. O Sindicato está buscando recursos para elaboração dos projetos das obras civis para que a Prefeitura apresente-os ao Governo do Estado e busque recursos para a construção.

De acordo com um levantamento já apresentado ao Governo do Estado, as pontes hoje de madeira que necessitam de substituição estão localizadas sobre o Rio Teles Pires, na MT-140, rota Distrito de Boa Esperança/Santa Rita do Trivelato; sobre o Teles Pires na MT-490, rota Lucas do Rio Verde/Sorriso/Nova Ubiratã; sobre o Rio Verde na região do Pontal do Verde, na rota Sorriso/Tapurah e de três pontes sobre o Rio Celeste na rota Sorriso/Vera com extensão de 20 metros, nas linhas Celeste/Felipeto; Estrada do Pau Oco e Assentamento Alto Celeste.

O secretário Neri Geller ouviu todas as demandas apresentadas e destacou que as levará ao conhecimento imediato do ministro Blairo Maggi.

Confira a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Mais imagens

 

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria