Em Sorriso, ministro confirma lançamento de satélite brasileiro para a próxima semana

Ainda na visita a Sorriso nesta manhã (23), o ministro de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab, confirmou o lançamento do primeiro satélite geoestacionário brasileiro para a próxima semana. Inicialmente o dispositivo seria lançado na última terça-feira (21), mas a data foi adiada por transtornos na Guiana Francesa, base do lançamento.

Leia também:

Ministro Kassab visita área que sediará Parque Tecnológico de Sorriso

De acordo com o ministro, a nova ferramenta tecnológica irá permitir estender banda larga para todo o país de forma totalmente gratuita. A intenção é integrar sistemas e também o planejamento dos serviços públicos hoje ofertados à população.

“Esse é um avanço essencial e irá marcar a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo”. No caso específico do SUS, o ministro explicou que o sistema de banda larga irá possibilitar integralizar todos os serviços, melhorando a qualidade da oferta.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) deverá seguir a rotação do planeta para cobrir o território brasileiro. Com investimentos de R$ 2,1 bilhões, ele foi desenvolvido pela empresa francesa Thales Alenia Space em parceria com os Ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Cerca de 50 profissionais brasileiros atuaram na construção do SGDC.

O satélite brasileiro deverá operar nas bandas X e Ka. A primeira é uma faixa de frequência para uso militar e a segunda será responsável por ampliar a oferta de banda larga da Telebras no país.

O dispositivo já foi transportado até o Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, de onde será lançado pelo foguete Ariane 5, um lançador descartável que leva satélites artificiais ao espaço desde 1997.

Antes desse satélite geoestacionário, o Brasil contava com satélites domésticos. O primeiro dos satélites domésticos –o Brasilsat A1-, foi lançado em 1985, responsável pelo aprimoramento na área das telecomunicações do país.

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria