Exército destrói armas apreendidas em Sorriso, Lucas, Sinop e Mutum

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso encaminhou para destruição 218 armas e 465 munições ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Cuiabá. O armamento é oriundo de processos criminais das Comarcas de Nova Mutum, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.

Após perícia e cadastramento das armas nas comarcas, o Poder Judiciário as desvincula dos respectivos processos e as encaminha para destruição no Exército. As armas recebidas nesta terça serão levadas para uma siderúrgica em Mato Grosso do Sul que providencia a incineração das armas e munições.

A ação compactua com as diretrizes do Poder Judiciário em dar destinação correta às armas de fogo apreendidas em processos judiciais, atendendo à Resolução nº 134/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o depósito judicial e a destinação de armas de fogo e munições.

De acordo com o assessor militar do TJMT, tenente Marcio Érini Castro Soares, a partir das informações prestadas pelas comarcas sobre a quantidade de armas de fogo desvinculadas de processos arquivados, a Coordenadoria Militar realiza o recolhimento, visando proporcionar maior segurança e proteção aos servidores da unidade e público que frequenta os prédios do Poder Judiciário.

“A Coordenadoria Militar visa fazer a coleta do armamento para garantir a segurança dos servidores e de todos que frequentam o Fórum. A coordenadoria vem trabalhando forte para que esse recolhimento seja rápido e eficaz”, afirma o assessor militar.

Além do recolhimento de armas, o Tribunal de Justiça está reforçando o efetivo de policiais militares que garantem a segurança das unidades judiciárias em todo o Estado, bem como vem ampliando os investimentos em inteligência para aprimorar a atividade.

O cronograma de recolhimento prevê a ida a cada comarca pelo menos duas vezes ao ano, mas se houver demanda, a quantia de coletas pode ser maior. Em todo ano de 2016 foram recolhidas mais de duas mil armas e munições no Estado e neste ano cerca de 500.

Texto: Redação Portal Sorriso MT