Explosão em equipamento deixa Sorriso e outras cidades de MT sem energia

Sorriso ficou por mais de 1 hora sem energia elétrica após a explosão de um equipamento – um transformador de corrente – na subestação de Cuiabá, de propriedade da State Grid. O fato ocorreu nesta sexta-feira (17) e afetou diversos municípios das regiões Norte e Noroeste.

Na Capital do Agronegócio, houve interrupção do fornecimento de energia por volta das 12h25min, seguida de três quedas, retornando somente uma hora depois.

O Portal Sorriso MT entrou em contato com a concessionária de energia Cemat, que informou que houve problema de transmissão, que fica a cargo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) – responsável pela coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional.

Procurado, o ONS informou que houve a explosão de um transformador de corrente, em Cuiabá, o que causou desligamentos no sistema de transmissão.

Diversas cidades das regiões Norte e Noroeste do estado de Mato Grosso, como Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Juína, Juara, Aripuanã e muitas outras foram afetadas.

O ONS e os agentes informaram que ainda estão analisando as possíveis causas da ocorrência e o montante de carga interrompida.

“O restabelecimento do sistema iniciou-se por volta das 14h e às 14h50min toda a carga já estava recomposta”, disse o ONS.

A quantidade de cidades afetadas pela falta de energia não foi informada.

Confira a nota do ONS na íntegra:

Às 13:30h desta sexta-feira, 17 de fevereiro, houve um desligamento de um conjunto significativo de linhas de transmissão e unidades geradoras no estado do Mato Grosso. Por ocasião da perturbação, ocorreu a danificação em um equipamento na subestação Cuiabá.

A perturbação implicou no desligamento de cerca de 240 MW de carga nas regiões Norte e Noroeste do estado do Mato Grosso, o que corresponde a 18% da carga de todo o estado na hora da ocorrência.

Houve ainda a interrupção de 117 MW de carga em Rondônia, o que equivale a 28% da carga do estado no momento da ocorrência.

O restabelecimento do sistema iniciou-se por volta das 13:40h e às 14:47h toda a carga de Mato Grosso já estava recomposta. Já a carga de Rondônia foi completamente recomposta às 13:52h.

O ONS e os agentes ainda estão analisando as possíveis causas da ocorrência.

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT