Grupo de alunos de Sorriso planeja suposto massacre e causa pânico em escola

O planejamento de um suposto ataque na escola estadual 13 de Maio, em Sorriso, feito por meio de um grupo intitulado “GP do massacre 13 de Maio”, é alvo de investigação da Polícia Judiciária Civil (PJC), segundo confirmou o delegado André Ribeiro. O caso veio à tona nesta manhã depois que pais passaram a receber mensagens que circulam pelo WhatsApp. Assustados, muitos entenderam que fossem o recado de uma tragédia anunciada e não levaram seus filhos à instituição de ensino. A Polícia Militar também foi acionada e esteve no local.

Saiba mais:

Sorriso: polícia identifica cinco alunos após ameaça de atentado

Em um dos prints que circula nas redes sociais, há mensagens de um aluno que sugere que sejam levados rojões para serem estourados na saída dos estudantes, na extensão da escola – que funciona em salas anexas ao Park Shopping Sorriso. “E levem uma faca ou facão (..). Aí você joga o rojão contra eles. Alguns vão cair desesperados e vão ser pisoteados pelos outros”, sugeriu um jovem.

Leia também:

Até que ponto os jogos de vídeo game influenciam no comportamento de crianças e adolescentes?

Pais ficaram desesperados, uma vez que na extensão da escola, onde estudam cerca de 800 alunos, o único acesso é pelas escadas, o que causaria uma grande tragédia, caso um massacre fosse executado. Em entrevista ao Balanço Geral, o diretor da escola, Geison Coelho, informou que serão tomadas as medidas cabíveis. As aulas, porém, não foram suspensas.

“Nós estávamos desde ontem à noite já observando e verificando isso. Em um primeiro momento [o suposto massacre] seria lá na sede. Verificamos que ontem não teve nada. E hoje pela manhã nos surpreendemos com as mensagens de alguns alunos fomentam essa conversa. Vamos tomar as medidas cabíveis. Em relação à escola, à questão legal, já tem algumas pessoas que estão se dirigindo à casa dos alunos para descobrirmos o que aconteceu”.

Geison sugere que os pais não levem seus filhos à escola enquanto não se sentirem confortáveis, mas garante que toda a situação será contornada. “Nós pedimos desculpas aos pais e nós entendemos o pânico deles. Há confusão aqui e na sede e esperamos até o fim da tarde resolvermos esse problema. A polícia já vai investigar e tomaremos as medidas cabíveis e teremos uma definição sobre esse caso”.

“Brincadeira”

O delegado André Ribeiro, que está à frente das investigações, informou que uma equipe da PJC já foi encaminhada à escola e que, nesta tarde, serão ouvidos os alunos supostamente integrantes do grupo “GP do massacre 13 de Maio”.

“Já chegamos à conclusão que se trata de mais uma brincadeira infeliz de alunos arruaceiros querendo causar pânico na escola. Depois da tragédia em Suzano, já ocorreram vários fatos de alunos que brincam com esse tipo de coisa”, disse, acrescentando que a polícia já sabe os endereços de alguns estudantes supostamente envolvidos no caso.

Conforme Ribeiro, os pais dos alunos também serão ouvidos nesta tarde. “E se comprovada a participação nessa brincadeira infeliz, os alunos serão punidos pelo tumulto causado na manhã de hoje administrativamente e criminalmente junto ao Ministério Público. Quanto aos pais dos demais alunos, eles podem ficar tranquilos. Isso é coisa de alunos arruaceiros que fazem isso para rirem dos colegas e chamarem a atenção”.

Há poucos dias, em Ubiratã, pais e alunos também entraram em pânico após o anúncio de que um suposto massacre também ocorreria em uma escola local. Porém, tratou-se de mais uma “brincadeira” [ato criminoso] feita por jovens.

A mãe de um aluno, Michele Duarte, foi chamada pelo filho assim que ele verificou o tumulto na escola. “Achei que uma coisa dessas fosse fora da nossa realidade porque a gente acredita que isso só aconteça em grandes cidades. A gente tem um grupo de mães da escola e todas nós ficamos bem preocupadas. Meu filho me mandou mensagem para vir buscá-lo e disse que não conseguiria estudar porque a escola está bem tumulada. Os alunos estão com medo e ele me pediu para vir buscar ele”.

Outros casos

No mês passado, ocorreu um massacre em uma escola na Escola Estadual Professor Raul Brasil no município de Suzano, no estado de São Paulo. A dupla de atiradores Guilherme Taucci Monteiro e Luiz Henrique de Castro, ambos ex-alunos, mataram cinco estudantes e duas funcionárias da escola.

Depois desse atentado, jovens também passaram a ameaçar massacres em escolas de Mato Grosso.

Saiba mais:

Jovem que ameaçava atentado em escolas de MT é ouvida pela polícia

Diretora denuncia grupo que sugere “massacre” em escola de MT

Estudantes dizem que ameaça de “massacre” em duas escolas de MT foi “brincadeira”

Confira AQUI e AQUI a reportagem exibida no Balanço Geral, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Mais imagens

 

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso com informações da equipe TV Sorriso/Record TV