Índice de larvas Aedes aegypti coloca Sorriso em estado de alerta para dengue

Sorriso entra em estado de alerta por causa da dengue. O índice de Breteau, que mede a quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, ficou acima do recomendado pelo Ministério da Saúde no Jardim Carolina (que tem o maior número de focos) e outros bairros da cidade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Tayná Vacaro, no Jardim Carolina o índice é 10,9. Os demais bairros onde também há muitos focos do Aedes aegyp são: São José, Santa Maria, Mário Raiter, Vila Bela, Nova Aliança e Leonel Bedin.

O secretário municipal de Saúde, Luís Fábio Marchioro, informou que as equipes de vigilantes, que contam com cerca de 40 profissionais, estão hoje concentradas no Jardim Carolina e no São José. Amanhã será a vez residencial Santa Maria.

Durante as visitas foram encontrados depósitos de lixo em alguns quintais. Os moradores recebem orientações e, caso não as siga, podem ser até multados pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura de Sorriso. “Um morador pode causar dano a todo um bairro, a toda à população”, frisou o secretário.

A preocupação do poder público aumenta, e por isso foi ampliada a visita aos municípios, porque o período de chuvas propicia o aumento de larvas, já que a água acumulada em recipientes se torna o local ideal para procriação do mosquito.

Conforme Tayná, desde que foi iniciado o período chuvoso, o índice de larvas do mosquito ficou superior a 4 enquanto o 1 é o aceitável pelo Ministério da Saúde. Segundo ela, até o momento há confirmados 35 casos de dengue, 17 de Chikungunya e 1 de Zika vírus.

“Contamos com a população para sensibilizar as pessoas para eliminarem os possíveis focos nos seus quintais. A tendência é aumentar dias chuvosos. Precisamos da colaboração da população”, frisou Tayná.

Confira AQUI o cronograma da semana de mobilização no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso