Inmetro alerta sobre risco de tombamentos de móveis e TVs sobre crianças

Todos os anos são registrados diversos casos de acidentes com crianças decorrentes de móveis e eletrodomésticos, como TVs que tombam sobre elas. Os fatos ocorrem em todo o mundo, sendo alguns deles fatais. No Brasil, onde também já foram identificados relatos, o Inmetro está à frente de uma campanha de conscientização, com o intuito de alertar pais, responsáveis, classe médica e instituições de ensino infantil sobre o perigo. Trata-se de uma ação global envolvendo 18 países que acontece de 06 a 10 deste mês.

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) está encarregado de fazer a divulgação da campanha no Estado.

Além do Inmetro, a Ong Criança Segura também aderiu à iniciativa, que é fruto de uma parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), criadora da campanha, que reúne os regulamentadores dos países que são referência em segurança infantil, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália e os da União Europeia.

“Nossa intenção é que os responsáveis tenham consciência dos riscos causados pelo tombamento de móveis e eletrodomésticos. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma criança morre a cada duas semanas em decorrência desse tipo de acidente. É importante nos juntarmos a outros países, a fim de ampliar este alerta no Brasil para um risco que ainda pode ser desconhecido para muitas pessoas”, comenta Paulo Coscarelli, da Diretoria de Avaliação da Conformidade.

A prevenção é a principal ação a ser tomada: “É importante verificar em casa, por exemplo, se móveis como estantes, cômodas e racks estão bem fixos à parede. Outra ação simples é ancorar TVs e outros eletrodomésticos de grande porte, prendendo-os à parede ou ao móvel com abraçadeiras ou suportes adequados. Nada, porém, substitui a supervisão dos pais e responsáveis. As crianças são curiosas e tendem a subir no mobiliário para tentar alcançar algum objeto. É preciso estar sempre atento”, aconselha Paulo.

A campanha contará com material informativo e dicas de prevenção. Será divulgado no site do Inmetro e nos das entidades parceiras, além das mídias sociais nas quais será usada a hashtag #fixaí.

Pesquisa nacional

Entre julho e agosto, o Inmetro realizou uma pesquisa para mapear os índices de acidentes vinculados ao tombamento de móveis e TVs. Do total de participantes da pesquisa, 93% afirmaram já ter visto ou tomado conhecimento de casos de crianças escalando móveis. Também foi alto o percentual dos que afirmaram ter sabido de casos de crianças que sofreram acidentes porque o móvel ou a TV tombou sobre elas (77%). “O levantamento revela ainda serem bastante elevados os percentuais de lesões leves em decorrência de tombamento de móveis ou TV (43,1%) e de lesões graves ou fatais (21,2%), o que reforça a necessidade de campanhas de conscientização como esta”, cita Coscarelli.

Medidas regulatórias

O Inmetro vai aprofundar o estudo sobre os riscos oferecidos pelo produto para avaliar se cabe adotar alguma medida regulatória adicional. No momento, reúne informações sobre o assunto por meio de benchmarking internacional e dados recebidos de acidentes no Brasil. A própria campanha de conscientização já é uma forma de o Instituto intervir no setor e alterar o comportamento dos consumidores com foco no uso seguro de móveis e eletrodomésticos de grande porte. “É importante que todos os casos de acidentes sejam relatados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), pela internet, para nos ajudar a decidir se cabe ou não uma futura regulamentação que cubra todos os casos passíveis de risco”, complementa Coscarelli.

Dicas de segurança

  • Fixe na parede ou no chão os móveis que corram o risco de tombar, como estantes e cômodas

  • Coloque a TV num móvel robusto e estável, adequado para suportar seu tamanho.

  • Prenda a TV ao móvel com abraçadeiras para evitar que o aparelho deslize e, para garantir a segurança, afixe-a à parede.

  • Ao afixar TVs de tela plana diretamente na parede, num painel ou num móvel, siga as instruções do fabricante para garantir que elas estejam presas de forma segura.

  • Se você tem em casa algum aparelho de TV de tubo de grande porte, coloque-a num móvel baixo e estável. Caso não o utilize mais, considere reciclá-lo.

  • Em casos de acidentes de consumo envolvendo este tipo de produto ou qualquer outro acidente envolvendo um produto ou um serviço, faça o relato no Sinmac (www.inmetro.gov.br/sinmac).

Texto: Redação Portal Sorriso com Assessoria