Jardineiro que escreveu ‘felis’ em canteiro diz que se pudesse cursaria direito

Lindomar Lourenço Martins, de 46 anos, funcionário da Prefeitura de Jaciara, a 143 km de Cuiabá, que escreveu feliz com s em um canteiro da cidade, afirmou que, se pudesse fazer uma faculdade, escolheria o curso de direito. Segundo ele, por falta de condições financeiras, estudou apenas até o terceiro ano do ensino médio.

“Se pudesse cursaria direito para ajudar as pessoas que precisam”, comentou.

A escolaridade de Lindomar foi questionada depois do erro ortográfico em uma mensagem de Natal no canteiro central de uma das avenidas do município. No entanto, ele percebeu o erro logo depois de escrever feliz com s e tentou apagar.

No entanto, alguém que passava pelo local tirou uma e compartilhou nas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Lindomar disse ter ficado chateado com as críticas, pois a intenção dele era apenas transmitir uma mensagem positiva.

“Quando cheguei em casa e vi algumas chacotas foi um momento muito difícil para mim, mas quem tem Deus tem tudo”, afirmou.

Ao G1, ele contou ainda ter ficado mais tranquilo depois que recebeu apoio de pessoas que entenderam a intenção dele.

Apesar de não ter cursado ensino superior, Lindomar deseja que o filho dele, de 14 anos, faça faculdade.

“Vou fazer de tudo para que o meu filho possa estudar”, afirmou.

Gabriel, que concluiu, recentemente, o 9º ano do ensino fundamental, já sabe a profissão quer seguir. “Eu quero ser designer de animação japonesa”, declarou.

O menino já criou personagens de uma história que está quase concluída. Trata-se de quatro amigos adolescentes que vivem os dilemas diários dos garotos dessa idade.

“O personagem principal é o Tokomi, que tem 15 anos e se preocupa com situações de escola e notas. Ele tem família, mas isso fica implícito na história”, contou Gabriel.

Ele começou a desenhar e a gostar de animação ainda pequeno e entende que até chegar a fazer disso uma profissão, tem um longo caminho pela frente.

“Primeiro tenho que fazer um curso de designer gráfido, depois linguagens e por fim, um curso específico de animação”, explicou

Enquanto não tem acesso a esses cursos distantes da realidade ele, Gabriel tenta não parar de estudar. No dia 25 de novembro, ele prestou a prova para ingresso no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Se aprovado, o jovem vai cursar Meio Ambiente.

Gabriel diz ser apaixonado pelos contos de Harry Potter. De presente de Natal, ele pediu para a mãe o último livro da saga “Relíquias da Morte”. No entanto, ele ainda não em nenhum exemplar dos romances da autora britânica J. K. Rowling.

Enquanto os outros desejos não se realizam, Gabriel e o pai, tentam transmitir a mensagem do amo fraterno e da solidariedade.

Texto: Lidiane Moraes, G1 MT