Justiça cita “risco de fuga” e proíbe viagem de procurador

O juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, negou um pedido do procurador aposentado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o Chico Lima, que pretendia viajar para o Rio de Janeiro.

No pedido, a defesa sustentou que Lima possui residência fixa na capital fluminense há mais de 40 anos. Recentemente, o procurador aposentado conseguiu se livrar do uso da tornozeleira eletrônica. A Justiça manteve, no entanto, outras seis medidas cautelares impostas a ele, entre elas a proibição de se ausentar da Comarca sem prévia autorização do Juízo de origem.

Lima estava com o monitoramento desde julho do ano passado, quando deixou o Centro de Custódia de Cuiabá (CCC).

O procurador aposentado foi detido em setembro de 2016, durante a 4ª fase da Operação Sodoma. Esta fase apura o esquema que teria desviado R$ 15,8 milhões dos cofres do Estado, por meio de fraude e exigência de propina na desapropriação de um terreno no Bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá, em 2014.

Segundo a denúncia do MPE, o procurador aposentado era o responsável por emitir os pareceres favoráveis aos interesses da organização criminosa liderada pelo ex-governador Silval Barbosa.

Texto: Thaiza Assunção/Mídia News