Mãe diz que coordenador de escola pediu para ela ‘dar um jeito’ no cabelo da filha

Em uma publicação na internet, a mãe de uma aluna da rede municipal de Cuiabá diz que foi aconselhada pelo coordenador da escola para “dar um jeito” no cabelo da filha.

A menina, de 11 anos, segundo a mãe, Nayara Oliveira, tem sofrido bullying das colegas de classe por ter o cabelo crespo. A “sugestão” teria sido dada durante um telefonema do coordenador para a mãe, depois que a menina pediu para ir embora da escola.

Carlindo Rodrigues, coordenador da Escola Municipal Constância Figueiredo Palma Bem Bem, alegou que não orientou a mãe a ajeitar o cabelo da filha e que houve apenas um aconselhamento para melhorar a auto-estima da menina.

No post, Nayara relata que o coordenador sugeriu que ela “desse um jeitinho” no cabelo da filha como forma de evitar os constrangimentos e brincadeiras de mal gosto.

O coordenador negou que tenha dado a orientação para a mãe. “A aluna está passando por uma situação de constrangimento na sala de aula, por causa do cabelo. A conversa informal com a mãe foi para melhorar a auto-estima da menina”, afirmou o coordenador Carlindo Rodrigues.

A unidade afirmou que inseriu projetos no currículo obrigatório dos alunos para combater o bullying e orientá-los a respeitar as diferenças.

Além da sugestão, o coordenador da escola, segundo a mãe, teria dispensado a menina da última semana de aula antes das férias para evitar os apelidos e o sofrimento da criança.

De acordo com a mãe, o problema é recorrente e a filha sempre chega em casa chorando. “Ela [a filha] não quer mais ir para a escola por causa do bullying e já estava faltando às aulas”, disse.

“Que tipo de profissional é esse que ao invés de lutar contra o bullying sugere que eu adapte minha pequena às aparências de outras crianças, porque meia dúzia de crianças mal orientadas não têm capacidade de lidar com as diferenças”, diz o trecho final da publicação.

A mãe da aluna afirmou que está em tratativas com um advogado e deve acionar a escola na Justiça.

Texto: G1-MT