Major do Bope é indiciado por morte de homem em MT

O major do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Waldir Félix de Oliveira Paixão Junior foi indiciado por homicídio qualificado no inquérito que apurou a morte de André Luiz de Oliveira. O crime aconteceu em agosto do ano passado, quando dois policiais militares que investigavam a comercialização de arma de fogo pela internet foram até a casa de André, no bairro CPA III, em Cuiabá.

Durante a ação, André matou o policial Élcio Ramos Leite e, em seguida, foi capturado por policiais e também morto. O major confessou o crime, mas alegou legítima defesa e segue em liberdade e na ativa.

Dois dias após os homicídios, o major Félix e o tenente S.P.M., também do Bope, registraram um boletim de ocorrência assumindo a autoria dos disparos que vitimou André. Em depoimento à Polícia Civil, o major informou que apenas ele teria disparado, isentando o tenente do crime.

Segundo Félix, a ação aconteceu muito rápida. Disse que quando entrou (na casa onde estava vítima) viu que André estava armado, com um revólver calibre 38, e atirou para se defender e prestou socorro.

Pouco antes da morte, André foi rendido do lado de fora da casa onde foi morto, pelo parceiro do policial Élcio.

Este momento foi presenciado por muitas testemunhas e pela mídia. Todos foram retirados do local e mantidos há algumas quadras. Depois só ouviram os disparos. O corpo de André saiu em seguida na carroceria da caminhonete do Bope.

O inquérito foi finalizado pelo delegado Alexandre Vicente e encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), que pode ou não apresentar denúncia contra o major. O órgão pode ainda solicitar um aprofundamento nas investigações. O promotor de Justiça Jaime Romaquelli é responsável pelo caso. “Meu objetivo é finalizar o processo até o dia 31 de janeiro”, frisou.

Ele também acompanha a ação referente à morte do soldado Leite, no qual o irmão de André, Carlos Alberto de Oliveira Júnior é réu e responde por homicídio qualificado tentado e consumado e posse de arma de uso permitido. A decisão é para que Carlos enfrente o júri popular.

Outro lado

A PM informou que um inquérito policial militar contra o major Félix também foi instaurado, concluído e encaminhado à Justiça Militar. Ele foi afastado do comando do Bope e responde atualmente pelo 21º Batalhão de PM, em Juara.

Texto: Gazeta Digital