Manifestantes fazem protesto na Praça da Juventude em Sorriso

Diversas categorias se reuniram, desde as 16h desta sexta-feira, na Praça da Juventude, em Sorriso, para manifestar contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Jair Bolsonaro (PSL) e que está em análise no Congresso Nacional, além de bloqueio de verbas às universidades e falta de investimentos na área da saúde.

A greve geral, convocada para hoje, reuniu diversas categorias do funcionalismo público estadual e federal. Também fazem parte das reivindicações medidas para combate ao desemprego e os cortes de investimentos na Educação.

Cláudia Cristina, que integra o Sindicato da Saúde, disse que o objetivo é lutar por condições mais dignas de trabalho para ajudar no atendimento de qualidade à população que utiliza o Hospital Regional de Sorriso. “O Sindicato está envolvido em varias ações e o reajuste anual está atrasado. Há também a ausência de concurso público para a área da saúde”.

A jovem Eduarda Giovana, de 16 anos, que representa a comissão pós-grêmio do IFMT de Sorriso, frisou que estudantes também marcaram presença para reivindicar os cortes de investimentos na educação. “O contingenciamento de verbas às universidade federais e institutos federais prejudica também as escolas estaduais e municipais porque são retiradas verbas do Fundeb que mantém essas escolas”.

Elionai Witczak, professora em greve, informou que o Sindicato dos Servidores da Educação estão com 14 itens na pauta de reivindicação. “Há a falta de cumprimento da lei 510 que valoriza a carreira do trabalhador da educação e corrigi a desigualdade salarial dos professores. Estamos cobrando o chamamento da posse dos novos concursados até o limite de vagas e um cronograma de reformas das unidades escolares”.

A professora frisou que há escolas em Sorriso com mais de 10 anos que não têm quadra esportiva ou refeitório, além de outros itens importantes.

Representantes do Sintep informaram ao Portal Sorriso que trabalhadores da educação mantêm greve e aguardam uma nova reunião com o Governo do Estado para apresentação de uma nova proposta.

Confira AQUI a reportagem exibida no Balanço Geral, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Mais imagens

 

Texto: Redação Portal Sorriso