Mauro Savi vai para o PSB e pode levar Maggi

O deputado Mauro Savi já decidiu seu futuro político: vai trocar o PR pelo PSB do prefeito Mauro Mendes, aproveitando a “janela de transferência” para parlamentares que não estejam satisfeitos em seus atuais partidos sem o risco de perder o mandato.

A decisão de Mauro Savi foi oficializada após uma reunião com o senador Blairo Maggi, que também está de malas prontas para deixar o PR e sinaliza com a possibilidade de também migrar para o PSB, uma vez que é um dos principais aliados políticos do prefeito cuiabano.

O senador republicano vinha há tempos negociando sua ida para o PMDB de Renan Calheiros (nacional) e Carlos Bezerra (regional). Tanto que chegou a participar de uma “filiação fictícia” em Brasília, durante um ato realizado pelo PMDB.

O único entrave naquele momento era exatamente esperar uma definição do Congresso a respeito da troca de partidos sem o risco da perda de mandato. De malas prontas, Maggi ficou aguardando a abertura da janela de transferência para “realizar um sonho político antigo”, porém, de um momento para o outro o senador fincou pé e retroagiu da intenção de integrar as hostes peemedebistas.

A decisão teria sido tomada depois que o PSDB, partido do governador Pedro Taques que também é aliado de Mendes desde 2010 e quer manter essa proximidade, se negou a fazer parte de um palanque onde o PMDB estivesse presente, sob alegação de que a sigla vem sendo o principal alvo de críticas do tucanato em função da administração anterior. Taques disse que não seria incoerente a ponto de passar um ano criticando seus principais adversários e agora, por causa das eleições, dividir com eles palanque e ideias.

Como Blairo Maggi havia condicionado sua ida para o PMDB ao apoio, ainda que pessoal, a candidatura de Mauro Mendes à reeleição, a recusa deliberada do PSDB acendeu a luz do freio e o senador ainda republicano, decidiu mudar o rumo, porém, há quem não acredite que esse tenha sido o grande motivo para que Maggi abortasse sua transferência.

A ida anunciada de Mauro Savi para o PSB deve ser o prenúncio de que esse será também o caminho a ser trilhado pelo senador.

Texto: Gazeta Digital