Membros da facção PCC visam instalar grupo em Sorriso; Polícia Civil está de olho

O Primeiro Comando da Capital (PCC), a mais poderosa e ameaçadora das facções criminosas do país, completa 25 anos de existência. Levantamento da IstoÉ aponta que uma campanha nacional para ganhar novos adeptos, com desconto na taxa de adesão, tem metas de fazer a organização crescer 3% ao mês. Em Sorriso, a Polícia Civil já detectou tentativas de a facão se instalar no município.

O Comando Vermelho (CV) já tem um grupo criminoso organizado em Sorriso e na maioria das cidades de Mato Grosso. Em 2016, Mariana Reis Moscatelli de Carvalho, de 24 anos, acusada de chefiar o CV em Sorriso e região foi presa. E outros membros também foram detidos no decorrer dos últimos dois anos.

Desta vez, o PCC – a facção que visa expandir seus tentáculos para todos os presídios e estados brasileiros e envolvem criminosos até mesmo de países da América do Sul e até da Europa – está de olho em Sorriso.

Em entrevista coletiva, o delegado Nilson Farias informou que os investigadores observaram tentativas de o grupo se estabelecer em Sorriso. Porém, até momento, só haveria pessoas que se identificam como integrantes, mas que ainda não estabeleceram uma estrutura e um núcleo de funcionamento para a organização de crimes em massa.

“Mas as Polícia Civil e Militar são bem atuantes em nossa cidade. Além disso, contamos com o apoio do Ciopaer [Centro Integrado de Operações Aéreas] e outras facções não estão conseguindo se estabelecer”.

Ainda segundo o delegado, há operações em andamento para combater o tráfico de drogas, crime responsável pela maioria dos últimos homicídios registrados na cidade. Também  há foco na identificação dos líderes de organizações criminosas.

Confira AQUI a reportagem exibida no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso