Mendes critica pedido de reabertura de escolas de MT na pandemia

O governador Mauro Mendes (DEM) se posicionou contrário à retomada das aulas presenciais na rede privada de ensino e sinalizou que poderá vetar o projeto de lei que prevê a inclusão de escolas como serviços essenciais na pandemia de Covid-19.

O projeto, que foi aprovado em primeira votação pela Assembleia Legislativa nesta semana, autoriza aulas presenciais em instituições públicas e privadas de ensino infantil, superior, cursos técnicos e profissionalizantes.

Ele ainda precisa passar por uma segunda votação antes de seguir para a sanção do governador. O projeto é polêmico e, em período de quarentena como o vivido por Cuiabá e mais 49 municípios do Estado, permitiria a continuidade das aulas presenciais na rede privada.

Mendes pediu mais paciência à população. Disse que entende a posição dos pais, mas que há um risco grande das crianças carregarem o vírus para dentro de casa.

“Eu entendo as mães e pais, porque também tenho uma filhinha de 6 anos que adora ir para a escola. Mas, gente, é mais 10 dias, 15 dias, um mês no máximo. Um mês a gente recupera, as crianças recuperam, elas têm grande capacidade”, disse.

“Agora, uma criança que porventura se contaminar na escola e levar para dentro de casa e um pai, uma mãe ou um avô perder a vida, isso não tem preço e não poderá ser recuperado nunca”, acrescentou.

Mendes defendeu que não é com ódio, raiva ou xingamentos que a população vai vencer a pandemia e que falta um pouco de tolerância por parte de todos.

“Eu peço que as pessoas colaborem para que possamos vencer essa guerra. Cada um é um soldado. Acho que as escolas são importantes, não tenho a menor dúvida disso, mas um pouco de paciência vai ajudar a superar esse momento difícil’, afirmou.

Recorde de mortes

O governador salientou o número de mortes no Estado, que neste momento já superam a casa de 8 mil. 

“É difícil dizer que, no momento quando você bate recorde de mortes, você vai abrir tudo e tocar a vida normalmente. A população precisa ter clareza de que as consequências estão vindo”, afirmou.

“Temos um número muito grande de mortes e as pessoas querem continuar, cada um olha apenas para o seu interesse, até que morre alguém na família dele”, disse Mendes.

“Situação delicada”

O governador disse que fica em uma “situação delicada” com esse tipo de demanda na pandemia, uma vez que resta comprovado que o vírus circula entre as pessoas.

“Aí tem gente que diz que não há estudo que diz que o distanciamento ajuda a melhorar a pandemia. Meu Deus do Céu, essas pessoas estão em que planeta?”.

“Se as pessoas diminuem a circulação, diminui a circulação do vírus. É muito óbvio, o mundo inteiro está fazendo isso. Mas grande parte da população de Mato Grosso optou por não adotar isso, e depois fica reclamando, chorando, sofrendo pelas mortes que estão acontecendo”, concluiu.

Texto: Mídia News