Menino de 8 anos tem 45% do corpo queimado após irmão tentar fazer pipoca em fogão improvisado

Um menino, de 8 anos, teve 45% do corpo queimado após o irmão, de 13 anos, tentar fazer uma pipoca em um fogão improvisado, em Tangará da Serra. Josué Lima de Andrade foi transferido para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Pronto Socorro da capital.

De acordo com o relato da estudante Beatriz dos Santos, que é amiga da família, não há fogão a gás na casa. O menino mais velho tentou acender o fogo de um fogão improvisado para estourar pipoca, quando o frasco de álcool explodiu e atingiu Josué.

Ele teve ferimentos nos braços, na parte genital e na lateral do rosto. Foi levado de moto, pelo pai, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para Cuiabá.

“O senhor José Antônio, que é pai dos meninos, contou que a ambulância estava demorando e por isso, ele resolveu levar o filho até a unidade de saúde”, relatou Beatriz.

A direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Tangará da Serra informou que não ficou sabendo da ocorrência, por isso não prestou atendimento. O comando do Corpo de Bombeiros também afirmou que não houve registro deste acidente na unidade.

Josué aguarda por uma cirurgia de raspagem há uma semana. Segundo a família, a cirurgia não foi realizada por falta de anestesia no pronto-socorro.

Sobre a falta de anestesia, o G1 procurou a Prefeitura de Cuiabá, que ainda deve se posicionou sobre o assunto.

Os meninos estavam com o pai, quando o acidente ocorreu. Entretanto, ele estava trabalhando do outro lado da casa e não viu que os filhos queriam acender o fogo.

A mãe dos meninos não estava em casa, no dia em que o filho se queimou. Ela está em Alagoas (AL), porque tem uma filha portadora de uma síndrome rara. E, foi tentar fazer a transferência do auxílio saúde para que a menina pudesse receber o benefício em Mato Grosso.

Ela conseguiu embarcar em um ônibus e deve chegar em Cuiabá na próxima quarta-feira.

Texto: G1/MT