MT tem o 10º pior índice de inovação tecnológica do Brasil

Um levantamento realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) mostrou que Mato Grosso está entre os piores colocados quando o assunto é inovação. O índice mede a capacidade e os resultados de cada estado, para avaliar sua competitividade e produtividade em 2018. Em 10º lugar, o estado ocupa posição pior no ranking que Paraíba, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, entre outros.

Para chegar ao índice, a FIEC analisou as capacidades: capital humano, infraestrutura de telecomunicações, investimento público em ciência e tecnologia, além da inserção de mestres e doutores na indústria. Já no quesito resultados, foram avaliados propriedade intelectual, competitividade global em setores tecnológicos e intensidade tecnológica da estrutura produtiva.   

Com relação apenas à capacidade, Mato Grosso fica em 18º, com nota 0,31. E sobre os resultados, o estado fica em 20º, com nota 0,16. Sobre os investimentos em ciência e tecnologia, Mato Grosso fica em 15º.

A melhor nota do estado vem da infraestrutura de telecomunicação, onde Mato Grosso fica em 9º, à frente de Minas Gerais e Espírito Santo, por exemplo.

Um dos pontos importantes para o índice é a oferta de mão-de-obra qualificada, mas para isso é necessário investir em pós-graduação da área tecnológica. Em notas que vão de 0 a 1, Mato Grosso teve avaliação 0,16, ficando em 20º no ranking.

Na competitividade global em setores tecnológicos, o estado fica em 21º, com nota 0,33.   Com resultados abaixo da média brasileira, Mato Grosso fica em último colocado na região Centro-Oeste, com pouca inserção de mestres e doutores na indústria e pouca competitividade.

Texto: Thalyta Amaral/Gazeta Digital (GD)