Novo Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose será inaugurado na próxima semana

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura na próxima terça-feira (20), às 8h, o novo prédio do Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose, no cruzamento da Rua dos Eucaliptos com a Avenida das Itaúbas (antiga UBS Scholtão). As informações são da assessoria da Prefeitura da cidade.

A mudança de local tem por objetivo garantir melhor atendimento aos pacientes em tratamento, bem como melhores condições de trabalho aos servidores. O Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose estava localizado na Rua da Seringueiras, no bairro Jardim Botânico.
 
Em 2017, conforme dados da Saúde, foram diagnosticados 543 novos casos de hanseníase e no Centro de Tratamento são atendidos em média 742 pacientes de Sinop e dos 13 municípios que integram o Consórcio de Saúde Teles Pires.
 
A doença
 
 A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, tendo sido identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, visando que a doença deixe de ser um problema de saúde pública. Atualmente, os países com maior detecção de casos são os menos desenvolvidos ou com superpopulação. Em 2016, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 28.000 casos novos da doença.

Texto: Fabiana Mendes – Olhar Direto