OAB de Sorriso manifesta repúdio por atitude de delegado contra operadora de pedágio

A Subseção de Sorriso da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) manifestou repúdio às atitudes do delegado regional, Sérgio Ribeiro Araújo, contra uma operadora de pedágio, que formalizou uma representação criminal após ser vítima de abuso de poder.

A trabalhadora, de 33 anos ficou sob a mira de uma arma de fogo, foi empurrada e xingada pelo delegado quando trabalhava, no dia 12 de março (domingo). A operadora foi vítima do oficial ao barrar um veículo descaracterizado da Polícia Civil na praça de pedágio da BR-163, em Sorriso (assista AQUI).

Leia também:

Operadora de pedágio representa criminalmente contra delegado e narra sequência de xingamentos

Em nota divulgada no Facebook, a 17ª subseção da OAB de Sorriso, juntamente com a Comissão da Mulher Advogada, tornou público que repudia veemente as atitudes do delegado. “Por não ter sido autorizado a passar pelo pedágio com viatura descaracterizada, sacou de sua arma de fogo, invadiu a cabine retirando com força física a funcionária da concessionária Rota Oeste (…) na intenção de constrangê-la e a obrigá-la a liberar a passagem do veículo”.

A OAB e a comissão disseram que o manifesto de repúdio está baseado no princípio constitucional que consagra o respeito à dignidade da pessoa humana. “O senhor delegado infringiu normas de ética e conduta, atingindo todas as mulheres brasileiras ao praticar explícita agressão física e repressão desnecessária e machista”.

Por isso, a OAB de Sorriso pede à Polícia Civil que sejam tomadas providências, mas não informou se formalizará a denúncia junto à Corregedoria.

Procurada, a presidente da OAB municipal, Cláudia Pereira, disse que se limita ao que escrito na nota (leia na íntegra logo abaixo).

Procurado pela TV Sorriso, assim que o Cidade Alerta exibiu a matéria com exclusividade, o delegado Sérgio Araújo disse que que o assunto já foi resolvido e que a situação ocorreu quando as viaturas estavam sendo barradas nas praças de pedágio. Ele lamentou o fato e admitiu que “talvez tenha faltado bom senso”.

Nota da OAB de Sorriso

A Ordem dos Advogados do Brasil da 17º Subseção de Sorriso-MT, juntamente com Comissão da Mulher advogada desta subseção, vêm a público repudiar de forma veemente as atitudes do delegado Regional da Polícia Judiciária Civil de Sinop, Sérgio Ribeiro Araújo, quando dos fatos ocorridos em data de 12 de março de 2017, na praça de pedágios controlada pela Rota Oeste, localizada na BR 163, na cidade de Sorriso-MT.

Conforme noticiado pela mídia e imagens divulgadas somente agora, o referido delegado Regional após não ter sido autorizado à passar pelo pedágio com viatura descaracterizada, sacou de sua arma de fogo, invadiu a cabine retirando com força física a funcionária da concessionária Rota Oeste, haja vista, que o veículo conduzido pelo delegado estava descaracterizado, na intenção de constrangê-la e a obrigá-la a liberar a passagem do veículo.

Manifestamos nosso repúdio, baseado no princípio constitucional que consagra o respeito à dignidade da pessoa humana, violado com a atitude do policial civil nominado.

O senhor delegado infringiu normas de Ética e conduta, atingindo todas as mulheres brasileiras ao praticar explicita agressão física e repressão desnecessária e machista, haja vista que não havia qualquer identificação no veículo do delegado que justificasse a liberação de passagem.

A Comissão da Mulher Advogada repudia essa atitude, que demonstra total descontrole emocional no exercício de suas funções diante prática flagrante de atos gravíssimos.

A OAB 17 º Subseção de Sorriso-MT e a Comissão da Mulher reiteram seu respeito à Polícia Judiciária Civil, sempre fiel parceira na proteção do cidadão e em especial a mulher vítima de agressão, no entanto, reitera o pedido de providências.

Saiba mais:

Delegado Regional da Polícia Civil é denunciado por suposto abuso de poder

Reportagem sobre delegado que sacou arma ao ser barrado é exibida em rede nacional

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Redação Portal Sorriso