Operação “Caça Gatos” identifica alto número de ligações clandestinas em Sorriso

A operação conjunta deflagrada em Sorriso contra furtos de energia elétrica segue até sexta-feira (16). Somente no primeiro dia foram detectadas 86 irregularidades. A perícia aponta que a principal fraude detectada no município são as ligações clandestinas.

A operação é realizada pela Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Mato Grosso, com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Nessa operação de Sorriso, mais de 100 profissionais da Energisa, entre eletricistas, técnicos e engenheiros, estão envolvidos. Ao Portal Sorriso, o gerente de recuperação de energia na Energisa, Sidney Tavares, informou que há uma Central de Inteligência que faz o mapeamento de todas as unidades, histórico de consumo e define quais unidades devem ser inspecionadas.

Dentre as principais fraudes encontradas em Sorriso ele cita a manipulação do equipamento de medição e ligação clandestina. “Em Sorriso, encontramos uma prática diferente, pois, além das irregularidades relacionadas à parte de medição, tem um número considerável de clientes clandestinos, que constroem rede, instala transformador e faz ligação sem comunicar à Energisa para fazer o consumo de energia”.

Furtar energia elétrica é crime previsto no código penal. E o responsável pelo imóvel ou residência é autuado e terá que pagar toda a diferença da conta desde que o furto começou a acontecer.

Sidney Tavares disse que em 2017 houve prejuízo estimado em R$ 260 milhões com furtos de energia elétrica.

SAIBA MAIS:

Sorriso: ação conjunta detecta mais três locais suspeitos de furtar energia

Sorriso: empresa citada em operação comprova que não furtou energia

Confira AQUI a reportagem exibida no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso – com informações da TV Sorriso/Record TV