Preso de Mato Grosso é enforcado durante briga de fações em penitenciária

Preso por tráfico de drogas e tráfico internacional de armas, o detento mato-grossense Makanaky Nobre dos Santos Nascimento, de 26 anos, foi assassinado em uma disputa entre facções na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande – MS.

A suspeita inicial é de que ele houvesse cometido suicídio, uma vez que foi encontrado pendurado com uma corda no pescoço, na janela do banheiro de uma das celas.

No entanto, em um vídeo filmado no local é possível ouvir outro detento comemorando a morte de um “CVzão”. Em Cuiabá, onde viveu até o final do ano passado, a vítima possuía passagens pelos crimes de receptação e homicídio. Ele foi transferido no mês de dezembro de 2016 para a capital do estado vizinho, onde morreu na última sexta-feira (6).
 
De acordo com o Jornal Midiamax, onde a gravação foi veiculada, o apelido faz alusão aos integrantes do Comando Vermelho, que estaria em conflito com o Primeiro Comando da Capital (PCC) em vários presídios do País. Foi informado ainda que a disputa pela liderança na Penitenciária já motivou a transferência de 18 internos para outros estabelecimentos prisionais.

No total, segundo levantamentos dos agentes carcerários, 33 homens estariam jurados de morte.  Embora a disputa entre as facções seja antiga, a situação teria se agravado depois da chacina registrada em Manaus, onde mais 50 presos foram mortos. A suspeita é de que seja uma ação coordenada entre as lideranças de facções espalhados por todo o País.

Na última semana o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindpen-MT) lamentou a chacina no Complexo Penitenciária Anísio Jobim (Compaj), em Manaus (AM), e alertou para o risco de que uma situação parecida vir a ser registrada no Estado. De acordo com o presidente, João Batista, ao contrário do que tem se pregado em alguns Estados, a utilização de parcerias privadas ou terceirização dos serviços nos presídios não é solução.

Texto: Olhar Direto