Presos ameaçam motim na maior unidade prisional de Mato Grosso

Tensão e ameaça de motim na maior unidade prisional de Mato Grosso reforça o policiamento com sobrevôos de helicóptero e rondas de grupos especiais da Segurança Pública.

A estratégia foi adotada para coibir reação da população carcerária, que após apreensão de mais de 60 celulares na última quinta-feira, ameaça inclusive explodir e derrubar os muros da unidade.

Ação ocorreu nesta sexta-feira (13) e deixou em alerta moradores do entorno da Penitenciária Central do Estado (PCE) e da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizaram uma vistoria minuciosa, nos muros da PCE, que abriga mais de 2,1 mil presos. Toda ação foi acompanhada pela aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

O coronel PM Airton Siqueira, Secretário de Estado, Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), minimiza a tensão e diz que iniciativa faz parte do plano de ação integrada da Segurança Pública para aumentar segurança e dar maior tranquilidade à sociedade.

O atual gestor do sistema penitenciário de Mato Grosso diz que é normal que os reeducandos usem de estratégias com esta na tentativa de evitar novas revistas ou reduzir a vigilância nas unidades. Mas garante que a situação está sob controle e além do reforço de efetivo dentro das unidades, o setor de inteligência vem monitorando as ações em todas unidades prisionais do estado.

Destaca ainda que as revistas vão continuar, em buscas de materiais ilícitos, como armas artesanais, drogas, aparelhos celulares, bebidas alcoólicas, entre outros.

Durante toda semana as revistas foram intensas nas três maiores unidades da Capital. Na quarta-feira (11), o alvo foi o Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), que abriga mais de 850 presos. Em decorrência da localização de celulares, armas artesanais, drogas e bebidas alcoólicas, 21 presos de alta periculosidade, apontados como líderes de facções criminosas, foram transferidos para a PCE.

No dia anterior, foram localizados e apreendidos 14 celulares no presídio feminino, com cerca de 200 detentas. 

Texto: Gazeta Digital