Produtor rural de Sorriso, suplente diz que não houve caixa 2 em campanha de Selma Arruda

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso cassou, ontem, por unanimidade, o mandato da senadora Selma Arruda (PSL), bem como do suplente, Gilberto Possamai, que é produtor rural de Sorriso, por omissão de despesas eleitorais no valor de R$ 1,2 milhão na campanha eleitoral de 2018. O ato foi configurado Caixa 2 e abuso de poder econômico.

O TRE ainda determinou uma nova eleição para o cargo. Por meio de nota, a senadora disse que irá recorrer da decisão ainda no cargo e está “bastante tranquila”. Em entrevista ao Balanço Geral, Gilberto Possamai admitiu que houve o gasto, mas se recusa a aceitar que esse valor seja configurado como Caixa 2.

Ele alega que o grupo precisava do dinheiro para a senadora fazer as visitas durante a campanha. Para ele, pode ter acontecido de a declaração feita junto à Justiça Eleitoral não ter sido a mais adequada.

“Nós precisávamos trabalhar, pegar o trecho, e Mato Grosso é muito grande, nós precisávamos não ficar muito para trás. Não era a nossa preocupação com os grandes coronéis da política do estado do Mato Grosso que é viajar com seus aviões de turbina, tudo bonito, caprichado. Nós precisávamos nos organizar. Não houve Caixa 2. Se precisa de dinheiro, para trabalhar, é dinheiro com cheque nominal. Foi justificado, mas talvez a forma de justificar não foi a mais adequada. Nós temos Brasília a recorrer”.

Segundo o desembargador Pedro Sakamoto, não houve qualquer registro do valor de R$ na contabilidade oficial da campanha da senadora. Ainda segundo o relatório, o gasto omitido por Selma Arruda corresponde a 72% das despesas feitas pela parlamentar durante a campanha.

Por isso, ela teria saído em larga vantagem em relação aos outros candidatos ferindo o princípio da isonomia, que significa igualdade de todos perante a lei. Selma e Possamai também foram considerados inelegíveis e não podem concorrer à próxima eleição.

Confira AQUI a reportagem exibida no Balanço Geral, programa da TV Sorriso (RecordTV).

Saiba mais:

Por unanimidade no TRE, Selma está cassada e MT terá nova eleição ao Senado

“Vou recorrer a instâncias superiores para provar minha boa fé”, diz Selma cassação

Texto: Redação Portal Sorriso com informações de Larissa Gribler/TV Sorriso/Record TV