Quase 60 pessoas são presas em invasão a fazenda; armas e motosserras foram apreendidas

Depois de invadirem por mais de uma vez uma fazenda em Juruena, 59 pessoas foram presas em determinação judicial para reintegração de posse. Ao todo, 51 homens e oito mulheres foram detidos em flagrante.

Além da apreensão de duas armas de fogo, facões, material para carregamento de cartuchos, motosserra e veículos suspeitos de serem utilizados para transporte de material usado na extração ilegal de vegetação.

Os invasores foram colocados em um ônibus e conduzidos à delegacia de Polícia Judiciária Civil de Juruena. No ano passado, lideranças do movimento chegaram a ser presas, inclusive o vereador Juracy Nascimento Santos.Para o trabalho de desocupação foi necessária a atuação de policiais militares dos municípios de Juruena, Aripuanã e Cotriguaçu.
 
De acordo com Ministério Público Estadual (MPE), no ano passado foi realizada em uma audiência pública afim de esclarecer a responsabilidade penal referente a “grilagem de terras” em manejos florestais sustentáveis, que também resulta em dano ambiental de grande dimensão. Na oportunidade, os participantes foram alertados sobre as consequências do desmatamento e grilagem de terras na região, que colocam em risco não apenas a pacificação social, mas também a proteção do meio ambiente.
 
Um acordo chegou a ser firmado entre o Promotor de Justiça Cláudio Angelo Correa Gonzaga, o Juiz Fernando Kendi Ishikawa, o delegado Rodrigo Rufato e o tenente-coronel, Wilker Soares Sodré para que, juntos, assegurassem a ordem pública e a efetividade das decisões judiciais e das respectivas atribuições criminais relacionadas ao policiamento ostensivo e da polícia judiciária referente a crimes em estado de flagrância.
 
A operação para desocupação da área ocorreu após trabalho conjunto entre a Promotoria de Justiça de Cotriguaçu, Poder Judiciário e polícias Civil e Militar. A permanência de pessoas na referida propriedade, caracterizou a prática de flagrante delito dos crimes de desobediência e de invasão a estabelecimento industrial, comercial ou agrícola, além da prática de crimes ambientais e associação criminosa armada.

Texto: Olhar Direto