Rio Cuiabá está perto de atingir o nível máximo; estado é de alerta

O monitoramento dos núcleos da Defesa Civil de Cuiabá e de Várzea Grande após as fortes chuvas que atingiram as cidades nos últimos três dias, aponta que os córregos dos dois municípios estão cheios e que, desde domingo (12), o Rio Cuiabá subiu 1,7 metro. Há risco de alagamento nas comunidades ribeirinhas se as chuvas fortes continuarem, conforme indica a previsão do tempo. A situação é considerada estado de alerta em Cuiabá e Várzea Grande.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti, no domingo, o nível do Rio Cuiabá alcançava 5 metros.

Zanetti argumentou que o nível de alerta para o rio é de 8,5 metros, porém uma chuva forte pode fazer com que os córregos transbordem nas regiões em que desaguam no rio e comunidades que vivem às margens dos córregos podem ter as residências alagadas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), a previsão climática para os próximos 12 dias do mês de fevereiro indica chuvas na categoria acima do normal para Mato Grosso.

O coordenador da Defesa Civil de Várzea Grande, Edno Barbosa, explicou a situação dos córregos, que estão localizados em áreas baixas e em áreas de várzeas.

“A Defesa Civil Municipal está em estado de alerta. Porém, não há registro de nenhum caso de famílias desabrigadas ou desalojadas no município devido ao período chuvoso. Nossos técnicos vêm realizando trabalho in loco e contínuo nessas regiões, para evitar transtornos e recomendações de atenção especial, para não ocorrer acidentes devido ao tempo instável. As recomendações são de proteção à saúde, vida e integridade física e os cuidados que as áreas alagadas podem causar acidentes graves, no caso de terrenos  acidentados, fiação elétrica exposta, entre outros”, pontuou o coordenador. 

Os córregos que estão sendo monitorados no município são: Córrego do Jacaré (região da lagoa do jacaré, próximo ao bairro Parque do Lago), Córrego do Traíra (bairro Jardim Paula II), Córrego do Piçarrão (bairro Capela do Piçarrão), Córrego General (bairro Jardim dos Estados), Córrego Onça (bairro Mapim), Córrego Pirineu (bairro Pirineu), Córrego Água Limpa (bairro Água Limpa), Córrego Formigueiro (bairro Formigueiro), Córrego  Hélio Ponce (bairro Hélio Ponce), Córrego Alameda (bairro Alameda), Córrego da Manga (bairro da Manga), e ainda os córregos Santa Clara e Feb.

A Defesa Civil de Várzea Grande informa que em  caso de emergência, os números 0800 646 31 90 e 153 devem  ser acionados pela população. Em Cuiabá, é possível contatar a Defesa Civil através do número (65) 99307- 4846 e do 193.

Texto: RepórterMT