Secretário de Segurança presta depoimento durante 6 horas

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, prestou um longo depoimento nesta quarta-feira (6) à delegada Ana Cristina Feldner, no inquérito que apura esquema de grampos ilegais operado pela Polícia Militar em Mato Grosso.

Conforme apurou a reportagem, a oitiva do secretário teve início por volta das 9 horas e seguiu até as 15 horas.

Jarbas é acusado de agir de modo a dificultar as investigações relacionadas às escutas ilegais, bem como de tentativa de obter acesso a dados sigilosos para repassar a pessoas investigadas pelo esquema.

O inquérito contra ele foi aberto por determinação do desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça, e é decorrente de um pedido formulado pelo promotor de Justiça Mauro Zaque, autor da denúncia do esquema de escutas clandestinas no Estado.

O promotor alega que Rogers Jarbas teria interrogado de forma ilegal a delegada Alana Cardoso, em maio deste ano.

Ela foi responsável pela condução de uma operação da Polícia Civil que monitorou membros do crime organizado, além de uma ex-assessora da Casa Civil e uma mulher com quem o ex-secretário Paulo Taques teve um relacionamento amoroso.

Para Zaque, o secretário tentou investigá-lo “transversalmente” quando ouviu a delegada.

A própria Alana denunciou que teve sua defesa e presunção de inocência violada, uma vez que foi interrogada “sem qualquer procedimento formalmente instaurado”.

Ainda segundo o desembargador Orlando Perri, também pesa contra o secretário as acusações de que ele teria tentado intimidar agentes envolvidos na investigação dos grampos.

Jarbas é acusado de solicitar informações sigilosas à Polícia Civil, a pedido do escritório responsável pela defesa do ex-secretário Paulo Taques – que ficou preso durante uma semana, por suposta participação no esquema de grampos. As informações, no entanto, não foram repassadas em razão do sigilo.

A reportagem tentou contato com o secretário, mas ele não atendeu às ligações.

Texto: Mídia News