Secretário Municipal de Segurança é apresentado oficialmente à população

O prefeito Ari Lafin nomeou nesta manhã (7), o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Felipe Dias Mesquita. O novo secretário afastou-se da função de inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para ocupar o cargo.

Mesquita formou-se em Administração pela Universidade Fluminense em 2008 e em 2016 graduou-se em Direito pela Universidade de Cuiabá (Unic). Desde 2008, Mesquita integra a PRF.

Ao assumir o cargo, o novo secretário destacou os desafios da pasta. Segundo ele, nesse primeiro momento, será realizada uma análise macro da situação de cada uma das vertentes da Secretaria – segurança, trânsito e defesa civil – para posteriormente detalhar os projetos que serão implantados.

Mesquita também destacou a cessão de uso do antigo prédio do Ciretran para a Prefeitura. “Vamos fazer as adequações necessárias para a instalação da Secretaria. Até tudo ficar pronto, vamos trabalhar na atual sede dos Agentes de Trânsito”, explicou. O termo de cessão de uso foi entregue nesta manhã (7) pelo secretário de Estado de Segurança, Gustavo Garcia, ao prefeito Ari Lafin.

Ao nomear o novo secretário, Lafin frisou a importância de ter uma pessoa da área de segurança pública na pasta. “Buscamos a integração das forças de segurança para garantir mais qualidade de vida e segurança aos nossos munícipes. Temos certeza de que com o trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil com as forças de estaduais, iremos colher ótimos resultados”, pontuou.

Visita ao Ciopaer

Ainda nesta manhã, o prefeito Ari Lafin e o secretário estadual de Segurança Pública, Gustavo Garcia, visitaram as obras do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso e da Base de Combate à Incêndio Florestal, em fase de conclusão anexo ao Aeroporto Adolino Bedin.

Garcia salientou a importância de uma instalação como do Centro Integrado no município. “Com o início das atividades do Ciopaer, toda a região será beneficiada, tanto em termos de segurança quanto no caso de salvamentos emergenciais e também na questão da preservação ambiental”, disse.

O secretário detalhou que ao todo, 28 municípios da região Norte de Mato Grosso vão contar com um importante apoio operacional no enfrentamento à criminalidade. “O Ciopaer é preparado para auxiliar as outras forças de segurança, como a Polícia Militar, os Bombeiros e a Polícia Civil. Os profissionais atuam no combate a incêndios, a crimes ambientais, roubos, entre outras ocorrências que exijam ação rápida. Além do auxílio em casos de salvamento e resgate”, pontou.

A base foi construída por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Prefeitura de Sorriso.

A nova base descentralizada do Ciopaer irá contar com um helicóptero fixo e dois aviões de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O hangar também servirá de ponto de apoio para outras instituições que operam aeronaves, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De acordo com informações do Governo do Estado, cerca de 20 profissionais irão integrar as forças aéreas de Sorriso.

A estrutura física, prevista para ser inaugurada no dia 21 deste mês, conta com alojamentos, salas de operações, sala de reuniões, refeitório, sala rádio, banheiros e sala para guarda dos equipamentos do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Redação Portal Sorriso com Decom