Segurança terá esquema especial para acompanhar manifestações

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) vai colocar em operação um esquema especial de segurança para garantir o direito constitucional à liberdade de manifestação nos protestos previstos para este domingo, dia 13 de março.

A participação popular, independentemente do conteúdo ideológico, é direito constitucional e base fundamental do Estado Democrático de Direito, cabendo ao Estado a garantia da situação de normalidade.

Para isto, será instalado o Gabinete de Gestão de Crise no Centro Integrado de Comando e Controle, presidido pelo secretário de Segurança Pública Fábio Galindo e composto pelos comandantes das Polícias Militar, Civil, Politec e Bombeiros, além das instituições municipais e federais parceiras.

Considerando a possibilidade de manifestações simultâneas na região metropolitana, a Sesp alerta que os organizadores devem informar por escrito, à Secretaria de Segurança Pública, o horário previsto para início e fim do evento, local, itinerário e previsão de público. A comunicação deve ser realizada até as 18h de quinta-feira (10). No interior do Estado, o documento deverá ser dirigido ao comandante local da Polícia Militar.

Durante as manifestações, a Secretaria de Segurança Pública deverá empregar a tropa ordinária e as tropas especiais como cavalaria, batalhão de choque e aeronave. 

Texto: Redação Portal Sorriso MT com assessoria