Sema diz que 595 cadastros sob suspeita são alvos de auditoria

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) afirmou que faz auditoria em 595 cadastros ambientais rurais que estão sob suspeita de fraude após a deflagração da primeira fase da Operação Polygonum, da Polícia Civil, em agosto deste ano.

Nesta segunda-feira (3), foi deflagrada a 3ª fase da operação, que cumpre 28 mandados judiciais – sendo 10 de prisão, 15 de busca e apreensão e três de sequestro de bens (veículos) – em Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Sinop e Colíder. Os mandados foram expedidos contra  6 escritórios de engenharia florestal e de administração de fazendas e 9 residências.

Os mandados judiciais foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Um dos mandados de busca foi cumprido em uma casa na Morada da Serra, na Capital, que resultou na apreensão de dinheiro, arma, munições e um veículo.

Os valores apreendidos e o balanço completo da operação, porém, ainda não foram divulgados.

Esquema na Sema

Conforme a polícia, a operação é decorrente de investigações a respeito de um esquema detectado no sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais e instrumentalizados no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A investigação segue sob sigilo.

Por meio de nota, a Sema informou que, nesta fase da operação, não há nenhum servidor envolvido. Saiba mais.

Texto: Mídia News