Semana Santa: confira a programação da Paróquia São Pedro Apóstolo

A Semana Santa que teve início com o Domingo de Ramos (20) será celebrada pela Paróquia São Pedro Apóstolo até domingo (27), com a celebração de Páscoa. Nesse período, os fieis se recordam da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Conforme a programação, nesta quinta-feira (24) acontece a Missa do Lava -Pés, no Gesp, a partir das 19h30.  Logo após, começa a Vigília ao Santíssimo Sacramento, na Matriz. “Começamos com a celebração da Ceia Pascal em que nós fazemos memória da grande ceia da despedida, que começa, segundo o evangelista João, com o gesto do lava-pés. Cristo manifesta sua disponibilidade a amar até o fim, ele se considera o servo da humanidade”, explica o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Armando Bucciol.

Na sexta-feira (25), a Via Sacra será às 6h, também com saída da Matriz. Às 15h, no Gesp, ocorrerá a Celebração da Paixão.  “Depois da Ceia Pascal, com a celebração da Eucaristia, memória viva do maior mistério do amor de Deus, do sacrifício de Cristo até as últimas consequências, eis que, na sexta-feira, nós celebramos este rito sóbrio de uma intensíssima espiritualidade da morte do Senhor. Neste dia, a Igreja não tem a celebração da eucaristia, mas convida seus fiéis a olhar, a contemplar o crucificado, Cristo que morre na Cruz. Ele nos amou até doar a última gota do seu sangue”.

No sábado e no domingo (27), as missas ocorrerão nos horários de costume. “Depois do silêncio do Sábado Santo, em que a Igreja medita e reflete Cristo morto, eis que chegamos à noite da Vigília Pascal, em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte”, finaliza.

 

A programação completa de todas as capelas está disponível no link Arquivo disponível para download, logo acima do título da matéria.

Texto: Redação Portal Sorriso MT