Silval, Eder, Riva e ex-conselheiros são interrogados sobre compra de vaga no TCE

O juiz Jeferson Scheider, da 5ª Vera Federal de Mato Grosso, interroga nesta sexta-feira (14) políticos e ex-integrantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) na Operação Ararath, no caso que envolve uma possível compra de uma vaga de conselheiro no TCE.

O ex-secretário estadual de Fazenda, Éder Moraes, os ex-conselheiros do TCE, Alencar Soares e Humberto Bosaipo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva e o ex-governador Silval Barbosa, estão na sede da Justiça Federal.

Além deles, também estão presentes Leandro e Leonardo Soares, Márcia Soares Metello, que são familiares do ex-conselheiro Alencar Soares e ainda Marcos Tolentino. Todos serão interrogados no processo.

Os denunciados respondem pelos crimes de corrupção ativa e passiva e por lavagem de dinheiro.

O primeiro a deixar o prédio onde ocorre o depoimento foi Humberto Boisapo. Demonstrando irritação, o ex-conselheiro do TCE afirmou que não falaria sobre o assunto.

A ação é sigilosa. O caso tem desdobramentos cível e criminal na Justiça Estadual. Em colaboração premiada firmada em 2017, o ex-governador delatou o ato de corrupção.

Texto: Arthur Santos da Silva/Gazeta Digital (GD)