Silvio pede dinheiro a ex-secretário e nega ter escolhido vídeos

O ex-assessor do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), Silvio Araújo, foi gravado solicitando dinheiro ao ex-secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, no dia 28 de agosto deste ano.

A gravação foi apreendida pela Polícia Federal na casa do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), durante a Operação Malebolge, deflagrada no dia 14.

A operação, que teve como base as delações de Silval e Silvio à Procuradoria Geral da República (PGR), investiga vários esquemas ocorridos na gestão do ex-governador.

A conversa foi gravada por Alan no dia 28 de agosto, 20 dias após o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter homologado as colaborações do ex-governador e do ex-assessor, assim como da esposa de Silval, Roseli Barbosa, e do filho do casal, Rodrigo Barbosa.

O MidiaNews teve acesso a um parecer técnico sobre a transcrição da conversa, feita pelo perito judicial Alexandre Pérez. O parecer concluiu que os diálogos não possuem “quaisquer vestígios de montagens e/ou emendas aparentes, sendo que a respectiva gravação ocorreu de forma ininterrupta”.

Conforme a perícia, a gravação foi feita com um celular Samsung Duos e possui duração de 1h24min51s. No documento, o perito usou legendas para identificar os interlocutores: AN para Alan Zanatta, KL para Kleverson, identificado como “Coxinha”, SV para Silvio Araujo e VMF para voz masculina de fundo, que não foi identificada.

Antes de encontrar Silvio Araújo, a gravação mostrou Alan Zanatta conversando com “Coxinha”, que seria um possível funcionário. Assim que Silvio chega, o ex-secretário então pede para Coxinha trazer uma cerveja para ele e uma água para a “visita”.

Durante o diálogo, Alan Zanatta mencionou que Silvio ficou de devolver valores como parte do acordo de delação e perguntou se Silval o estaria ajudando. No total, o ex-assessor devolveu R$ 472 mil aos cofres públicos, por meio da entrega de um imóvel.

Alan: Você tem mais alguma coisa para locar? Esses trem, caminhão? Ou não tem? 
Silvio: O que?

Alan: Para locar? Esses trem?

Silvio: Tenho porra nenhuma rapaz. Tenho nada. Tô passando é fome.

Alan: E o chefe [Silval] fala o quê?

[…]

Silvio: É. Aí ele ficou de me ajudar. Ficou de me ajudardar uma ajuda nesse… desde março para cá, né?

Alan: E nada.

Silvio: E nada.

Sílvio diz que precisa receber R$ 12 mil para se manter, momento em que o ex-secretário então pergunta quanto Silvio precisaria a título de ajuda.

Alan: Doze [mil], e os doze você tá falt… tá no (…) de quanto?

Silvio: Ah cara, eu to… nem gosto de falar mano. Eu ia até fazer um pedido que se tivesse como me dar uma ajuda aí depois que […] Eu tô fudido mesmo aí.

Alan: Eu vou ver, tô com uns trem que tá começando a andar aí… 

O ex-chefe de gabinete de Silval ainda citou os problemas familiares que enfrenta, como a depressão do filho, para justificar o pedido.

“Não teve sacanagem”

Em outro momento da conversa, Alan Zanatta defendeu o prefeito Emanuel Pinheiro, flagrado em vídeo pegando maços de dinheiro entregues por Silvio no gabinete.

Alan: […] O Emanuel tá… O Emanuel tá lá em cima. Cresceu, tá arrebentando. Disse cara que sempre foi parceiro, o Emanuel… eu de exemplo, convivi, entendeu Silvio? Cara, ponta firma, é um cara que nunca pediu um centavo assim, pra… pra botar faca não, pra dar governabilidade. Pra fazer isso… Você sabe disso.

Silvio: Esse foi o contexto, né?

Alan: Entendeu, aí bota ele num contexto, que também não tinha um motivo, cara. Um cara igual a ele não tinha motivo cara…

Em sua defesa, Silvio disse que não escolheu entregar Emanuel Pinheiro, uma vez que se dependesse dele, gostaria de ter flagrado o deputado Pedro Satélite.

Alan: Final de ano?

Silvio: Eu não lembro que mês que foi. Eu não lembro. Só sei que foram todos lá, eles todos. Um que estava na reunião lá, eu arrumei uns quatrocentos e cinquenta mil, não sei quanto que foi. Aí… aí assim, eles saíram da reunião e não… não foi escolhida. Ah, vem Emanuel, Ah, vem João. Foi… eu queria pegar o Pedro.

Alan: Que Pedro?

Silvio: Pedro Satélite, isso que […]. Queria pegar o Sebastião Rezende, não peguei. Queria pegar Riva, não peguei. Porque assim, era na sede. Aí pronto, primeiro que entra é o Luiz Marinho. Puta que pariu, já me desmontou.

Alan: O aleijado?

Silvio: É.

Silvio Araújo negou ter feito qualquer “seleção” dos vídeos que entregou à PGR e disse que sequer os assistiu antes de entrega-los às autoridades.

Silvio: Não, não, não, Alan, não teve sacanagem. A sacanagem foi de gravar na própria ação que eles fizeram. Que ali você vai ver que foi, foi um único dia, que tinha uma sequência. Acabou.

Alan: Foi no mesmo dia?

Silvio: No mesmo dia. Foi numa sequência. Acabou. Não teve mais.

[…]

Silvio: Foi só num dia que a gente foi fazer a operação. Estavam todos lá.

Alan: E foi a operação…]

Silvio: Foram todos […] lá.

Alan: Foram todos?

Silvio: Estavam todos lá.

Alan: Todos, todos […]

Silvio: Dava uns quinze, dezesseis [deputados].

De acordo com o ex-assessor de Silval, não houve uma pré-seleção dos vídeos em que o dinheiro foi entregue aos deputados. Silvio relatou que se tivesse editado o material, sua delação sequer teria sido aceita.
Silvio: Olha, não teve viu? Não teve seleção, tô sendo muito honesto. Não teve seleção, não teve… não foi escondido, não. Foi… quem na hora deu pressão, bateu também. 
Alan: Silvio, até o que estranhei também, é, queira ou não queira, as gravações tudo, parece que foi só passaporte também né?

Silvio: Só, só. O que foi que me salvou. Senão, eles não tinham aceito minha delação […] 

[…]

Alan: Uma coisa é você falar de uma pessoa que você conhece. Eu posso não gostar de você, mas eu te conheci, entendeu? Eu falei pro Rafael ‘o Sílvio cantava a bola que o Silval ia ser preso por causa do [Pedro] Nadaf’. O Nadaf, quando me sacaneava, era o Silvio que aguentava os cacetes. Porque o que ele falava lá o chefe acreditava. Agora o Emanuel, na minha lógica, não merecia isso aí, ele é um líder político, estava em ascensão, explodindo.
Silvio: […] Tanto é que tão mais massificando é ele né. Mas é que no contexto, ele é o cara de mais… repercussão hoje, né? Se ele fosse um deputado não, não daria tanto impacto. Mas até te falar que não… que não foi escolhido, não foi. Foi no dia e na hora errada que ele…

Alan: Até penso, eu falei: “cara, acho que é alguma coisa do Silvio contra o Emanuel”.

Silvio: Não, não tem nada.

Alan: Não tem nada.

Texto: Mídia News