Sorriso: 13,5 mil alunos da rede municipal voltam às aulas em fevereiro

No dia 13 de fevereiro, os 13,5 mil alunos da rede municipal de educação voltam à sala de aula nas 31 unidades educacionais (escolas e Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis) que estão em funcionamento de Sorriso.

As aulas seguem até dia 15 de dezembro, fechando assim 200 dias letivos.

Já para a maioria dos estudantes da rede estadual, as aulas do ano letivo de 2016 foram retomadas ontem, visto que ainda estão sendo repostos os dias letivos perdidos por conta da greve do ano passado.

Segundo o coordenador pedagógico da Seduc no município, Zeferino Passos Guarrezi Júnior, os cerca de 7 mil alunos que estudam na rede escolar iniciam o ano letivo de 2017 em março. “As aulas referentes a 2016 seguem até o dia 30 de janeiro, o mês de fevereiro será de férias e, no dia 13 de março, todos voltam à sala de aula”, explica. A rede estadual conta com seis escolas na sede do município e uma escola no distrito de Boa Esperança.

Mesmo com calendários diferentes, a Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), manteve o funcionamento do transporte escolar para os alunos da rede estadual. “Sabemos que este é um serviço essencial e nos organizamos para garantir que todos os alunos possam ir e voltar com toda a segurança”, destaca a titular da pasta, Lúcia Drechsler, complementado que o Estado também contribui com recursos para esta finalidade.

O atendimento ao público na Secretaria volta ao normal na segunda-feira (16), visto que, assim como o Paço Municipal, a Secretaria ainda está em recesso. “A partir de segunda-feira, os pais e responsáveis que tiverem alguma dúvida podem nos procurar das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas”, destaca. Para vagas para a educação infantil (seis meses a 5 anos), vale a mesma determinação dos anos anteriores, que é deixar o nome da criança na Central de vagas e aguardar na lista de espera. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura funciona junto à Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, no Edifício da Cidadania Ademir Pedro Acco, na Avenida Porto Alegre, ao lado da Câmara Municipal de Vereadores. Também é possível entrar em contato com a Semec pelo 3545 8100.

Na rede particular de ensino, as aulas devem ser retomadas ainda no fim de janeiro. Independente da rede de ensino, este período que antecede o início das aulas, é marcado por uma preocupação para os pais e responsáveis: a compra do material escolar.

O coordenador do Procon no município, o advogado Gilson de Bona destaca que os pais devem ficar atentos ao material solicitado pela escola. “O material deve ser restrito ao uso do próprio aluno, a escola não pode exigir determinada marca de produto ou indicar um único fornecedor”, comenta, lembrando que a pesquisa de preço é a melhor ferramenta para garantir economia na hora das compras. “Também é possível se reunir em grupos para comprar em maior quantidade e aí obter melhores preços, além, é claro, de reaproveitar todos os materiais que ainda estão em boas condições de uso”, pontua.

O coordenador destaca ainda que o Procon está à disposição no Ganha Tempo, das 7h às 13 horas. Os telefones do órgão são o 3907 5427 e 3907 5439.

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria