Sorriso: acusado diz que matou vereador após ingestão de bebida alcoólica e discussão banal

Walas Negrete Santos, de 26 anos, acusado de matar a facadas o vereador Elias Maciel, em 2012, foi ouvido neste sábado (24) pela Polícia Judiciária Civil de Sorriso, que segue empenhada em finalizar o inquérito policial.

Em entrevista nesta noite, após ser recambiado do município de Itaúba, onde foi detido, o suspeito confessou o homicídio após ingerir bebida alcoólica e provocar uma discussão banal.

Apesar de mencionar que se arrepende do crime, Walas demonstrou frieza ao relatar os detalhes do homicídio. “Só estavam eu e ele juntos e nós estávamos tomando muito. Fiquei bêbado. Não sei porque discutimos e ele veio, passei a mão na faca e comecei a esfaquear o coitado. Eu me arrependo muito e gostaria de pedir desculpas aos familiares dele mesmo sabendo que não vai adiantar nada”, declarou.

O acusado disse, ainda, que manteve um relacionamento amoroso com Elias por apenas duas semanas e nega a possível existência de um mandante ou de que alguém o tenha ajudado a fugir do local do crime.

“Fiquei brabo e nós discutimos. Tinha uma faca em cima de um balcão e eu passei a mão. Ele [Elias] saiu correndo e eu fui atrás dele”, relatou, acrescentando que o casal teve relações sexuais antes da discussão.

Walas – que na data do crime já era casado –  declarou que sua família já sabia que ele era o autor do assassinato. Disse também que fugiu por ter medo de se entregar à polícia.

Trabalhava no Pará

Segundo o delegado Pablo Borges Rigo, chefe da delegacia de PJC de Sorriso, após cometer o crime, tratado como passional, Walas fugiu para o estado do Pará, onde trabalhava em uma fazenda, nas proximidades de Castelos dos Sonhos.

Com a adoção de técnicas investigativas apuradas, campanas e outras estratégias, a PJC de Sorriso conseguiu descobrir que o acusado estaria em Mato Grosso para participar de festividades em Itaúba, onde a família dele reside.

Empenho

O suspeito já está em Sorriso e deverá ser encaminhado ao Centro de Ressocialização (CRS). Novas oitivas serão feitas, segundo o delegado, para que seja descoberta a exata motivação do crime.

“Se forem encontrados indícios de participação de outras pessoas, com certeza serão exigidos pedidos de prisão preventiva e o que mais for necessário para concluirmos a elucidação do crime. Não posso deixar de citar o empenho de todos da delegacia, principalmente do setor de homicídio”, frisou.

Polícia na ‘cola’

Pablo Rigo iniciou os trabalhos investigativos da morte do vereador Elias assim que chegou em Sorriso, em 2012. “Obtivemos informações precisas. Vale ressaltar que os investigadores de Sorriso têm qualidade única no Estado. O diferencial é que temos na PJC hoje os investigadores que sabem ir para a rua trabalhar a informação. São investigadores que conversam com as pessoas e que conseguem informantes. A elucidação de um caso como esse proporciona à sociedade uma sensação de confiança na instituição”.

Ainda de acordo com a polícia, Walas não é suspeito de outros crimes.

Conforme o chefe da divisão de roubos e furtos e auxilio em homicídios, na PJC de Sorriso, Reinaldo Peroba, a prisão do suspeito ocorreu neste sábado (24), às 10h, em Itaúba, após colaboração dos investigadores e da PM daquela cidade. “Ficamos temerosos que o acusado evadisse sem efetivarmos a prisão, mas o cerco foi fechado. Ele tentou fugir correndo, mas foi feita a detenção”.

OAB

A presidente da OAB de Sorriso, Cláudia Pereira, ressaltou que a entidade acompanhará o andamento do inquérito policial.

“Esperamos que as investigações sigam em frente até efetivamente chegar a condenação de um culpado. Nós vemos na prisão de hoje a resposta para a sociedade que clama por Justiça e por um desfecho do caso. Parabenizo à PJC. A OAB acompanhará os demais atos”, ressaltou.

Saiba mais: Sorriso: polícia prende acusado de matar o vereador Elias Maciel

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record).

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT – com informações de Rafael Sousa e Bruno Bortolozo