Sorriso: certificação do Aeroporto Regional Adolino Bedin deve sair nesta quarta-feira (23)

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deve publicar, nesta quarta-feira (23), a certificação do Aeroporto Regional Adolino Bedin. A informação foi divulgada nesta tarde (22) pelo governador Pedro Taques, durante visita a Sorriso. “O prefeito Ari Lafin acabou de ser informado que a Anac publica amanhã  a autorização, superando as dificuldades para que tenhamos os voos em Sorriso.”

Taques disse ainda que ele já entrou em contato com a Azul, para que a empresa se planeje para retornar com os voos no município. 

“Liguei para a direção da Azul no carro, vindo para Sorriso, para que a Azul volte a voar em Sorriso, para não dar prejuízo para esta importante região”, finalizou.

Conforme o Portal Sorriso já informou, o aeroporto Regional Adolino Bedin de Sorriso está com voos comerciais operados pela Azul suspensos desde o dia 7 deste mês, até que sejam feitas adequações de infraestrutura e documentos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Voos particulares estão operando normalmente na unidade. A informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Cláudio Drusina.

Segundo o secretário, trata-se principalmente, de questões burocráticas e documentais, mas há também cobranças a respeito da infraestrutura que não é possível que sejam resolvidas a tempo de evitar a suspensão dos voos. “Nossa expectativa é por uma resposta positiva da Anac, pela certificação provisória para operação dos voos comerciais, até a metade desta semana”, disse.

Até a suspensão dos voos comerciais, a Azul operava dois voos diários no aeroporto de Sorriso, com decolagem às 7h15 e pouso às 23h. No site da companhia, desde então, consta como opção de unidade mais próxima para chegar a Sorriso, o aeroporto João Figueiredo, de Sinop, distante 75 quilômetros da cidade. A companhia aérea opera a rota com aeronave de 109 assentos.

Uma certificação provisória já havia sido concedida pela Anac para que o aeroporto operasse até o último dia 5, o que levou a Azul a suspender os voos, até que a comissão aeroportuária e a prefeitura regularizem a situação.

Certificação

Em 2017, o aeroporto já havia sido vistoriado em um rol de 30 novas unidades aeroportuárias do país que necessitavam de vistoria para obter a certificação conforme nova legislação vigente desde abril de 2016.

Na época, cerca de 60 apontamentos foram feitos pela Anac com pedido de providências. Em outra vistoria, no início de abril, novos apontamentos foram feitos pela Agência e, com a aproximação do prazo limite, a alternativa encontrada para obtenção da certificação provisória, segundo o secretário, foi promover uma mudança de operador no aeroporto.

A mudança foi, então, solicitada à Anac em nome e CNPJ da prefeitura de Sorriso. “Não é possível uma nova prorrogação. Esperamos a resposta da Anac e acreditamos na retomada dos voos na próxima semana tendo a prefeitura como operador, afirma o secretário.

Texto: Redação Portal Sorriso