Sorriso: comissão é criada para instalar estratégias de melhoria ao transporte público coletivo

A Audiência Pública que tinha como objetivo discutir as melhorias e sugestões para o transporte público coletivo de Sorriso foi realizada, na noite de ontem (20), no plenário da Câmara Municipal de Sorriso. A sessão atendeu ao requerimento nº 89/2017, proposto pelo vereador Marlon Zanella (do PMDB).

Em entrevista, o prefeito, Ari Lafin (PSDB), informou que será cobrada, a partir de julho, a modernização do transporte coletivo por se tratar de um apelo popular. “Serão emitidas notificações junto à empresa. Se ela não cumprir o poder público poderá romper a concessão se assim for necessário. Os poderes públicos vão buscar que a empresa assuma as suas responsabilidades”.

Coforme o chefe do Executivo, a concessão está sendo discutida dentro da Secretaria de Cidade. “E nós vamos buscar junto com a empresa os avanços necessários, visto que a cidade cresceu e nós precisamos que a empresa também acompanhe o seu desenvolvimento. Afinal, Sorriso continua crescendo de 8% a 10% [anualmente]”.

O prefeito ainda falou sobre a necessidade de a empresa atender toda a cidade, em especial os bairros mais distantes, como o Santa Maria, o São Francisco e o Mário Raiter (onde residirão mais de 5 mil pessoas). “Nós vamos exigir medidas para atender a população. É necessário o aumento de unidades de ônibus para atender ainda nesse 2° semestre e, no ano que vem, há a possibilidade de se trabalhar com o passe escolar”.

O proprietário da empresa Viação Sorriso Ltda, Edemar Luiz Brustolin, falou sobre a história da empresa, itinerários e trabalhos desenvolvidos em Sorriso.

A empresa Viação Sorriso ganhou em 2004 a concessão por 15 anos, prazo que pode ser prorrogado por mais cinco nos serviços de Transporte Público Coletivo. Desde 1992, a empresa atua principalmente com transporte de passageiros, urbano, suburbano e intermunicipal.

Vereadores, secretários e o prefeito, Ari Lafin, decidiram criar uma comissão que formulará ideias para melhorias no transporte público. Na oportunidade, a secretária de Educação, Lúcia Korbes Drechsler, sugeriu o transporte de alunos da rede municipal para o residencial Mário Raiter. “Logo haverá a necessidade deste transporte. Por isso, já estamos analisando os custos, e caso seja mais barato para o município, vamos formalizar um Projeto de Lei para ser enviado à Casa de Leis, pois existe essa demanda que a Secretaria não conseguirá atender, mesmo que adquira novos ônibus”.

Também foram feitas outras criticas e sugeridas demandas sobre o transporte, dentre elas o cumprimento dos horários propostos em pontos de ônibus e a falta de veículos para oferecer mais itinerários. Uma das sugestões é a implantação de um aplicativo para celular, no qual o usuário do transporte pode ter informações sobre o percurso, alterações de horários e o local onde se encontra o ônibus da sua rota.

O vereador Marlon Zanella disse que a audiência foi produtiva. “Saímos com a formação desta comissão, que na próxima semana começa a trabalhar com a empresa concessionária as estratégias para maior utilização do transporte coletivo, e até junto com as faculdades possivelmente será implantado um itinerário para atender os universitários”.

Participaram da audiência os vereadores Bruno Delgado (PMB), Damiani (PSC), Cláudio Oliveira (PR), Maurício Gomes (PSB), Silvana Faccio (PTB) e Dirceu Zanatta (PMDB).

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria