Sorriso: Curso de Formação terminou há 4 meses, mas instrutores estão sem pagamento

Quarenta e quatro policiais militares concluíram, em setembro de 2016, o 30º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar ministrado em Sorriso. O problema é que mesmo após quatro meses, parte dos instrutores ainda não recebeu o pagamento. O Governo do Estado, porém, ainda não comunicou o motivo e nem o prazo para quitar o débito.

Nem mesmo os professores que ministraram as aulas sabem o motivo de apenas parte dos profissionais ter recebido o pagamento enquanto outros ainda aguardam o dinheiro cair na conta.

O Portal Sorriso MT conversou com dois professores que integraram o curso de formação, mas preferiram não se identificar. Por telefone, segundo eles, o atraso demonstra “fragilidade na gestão do Governo estadual” e “descrédito” quando o assunto é prestação de serviço externa. Também causou indignação o fato de o governador, Pedro Taques (PSDB), ter anunciado que será lançado concurso na Segurança Pública enquanto “muitos ainda não receberam pelos serviços prestados”.

O Curso de Formação dos policiais militares foi dividido em três etapas e, por ser amplo e contemplar diversas áreas do conhecimento, contou com a participação de diversos profissionais que atuam nas áreas de Direito, Assistência Social, Enfermagem e outras. Policiais militares e civis também ministraram disciplinas do curso.

“Disseram que os pagamentos dos professores seriam feitos por etapas. Mas alguns receberam e outros não. Alguns instrutores civis, que não são funcionários públicos, receberam primeiro, mas vários ainda não receberam e não temos informações”, contou.

A promessa inicial feita pelo governo era de que a dívida seria quitada até o fim de dezembro de 2016, mas não houve cumprimento, segundo professores.

Além disso, alguns instrutores que já receberam o pagamento questionam o valor, pois, segundo eles, o recebimento foi menor do que o acordado por causa de alguns descontos. “É algo sem controle e sem informação. A gente não sabe quando vai receber e não podemos nos programar com esse pagamento”, reclamou.

Segundo informações, mais de 20 professores ministraram aulas no curso de formação em Sorriso. Mas, até o momento, não se sabe precisamente quantos já receberam o pagamento e o montante que ainda falta ser quitado.

Para executar o trabalho, os profissionais contratados se inscreveram em um edital de credenciamento que estava disponível no site da Polícia Militar e exigia uma série de critérios, como comprovação de qualificação, tempo experiência profissional, currículo etc.

Dos 45 alunos que se inscreveram no curso, 44 se formaram em setembro do ano passado.

O PS entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública para ouvir o outro lado, mas foi dito que as informações sobre os débitos só poderiam ser apuradas na segunda-feira (16).

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT (colaborou Rafael Sousa)