Sorriso: dossiê sobre casos de natimortos é encaminhado para comissão disciplinar

O secretário de Saúde e Saneamento de Sorriso, Devanil Barbosa, explicou, hoje, como está o andamento das investigações que apuram os casos de natimortos registrados no município no mês de março. Um dossiê foi concluído pela pasta e encaminhado à Comissão de Processo Administrativo Disciplinar da Prefeitura.

Prefeitura terá prazo mínimo de 90 a 120 dias para concluir as apurações. “O dossiê foi passado ao apoio judicial da saúde para ser feita instauração da sindicância. A partir disso, foi encaminhado ao RH da Prefeitura para ser criada a Comissão para levantar o inquérito para ver se houver erro ou não [dos profissionais que fizeram os atendimentos].

Além da Prefeitura, o secretário disse que os documentos foram encaminhados para o Conselho Regional de Medicina (CRM) a fim de que o órgão também contribua com o processo. A conduta de dois médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de outros profissionais que prestaram assistência às mães envolvidas nos casos serão ouvidos pela comissão disciplinar.

“A partir do momento que se levanta e se comprova atos de imperícia, omissão ou negligencia há punições com base no estatuto do município desde questões disciplinares à perda do vínculo trabalhista”, explicou o secretário sobre as sanções que podem ser aplicadas, caso tenha sido constatado que houve falha humana.

Além dos profissionais citados, as mães e demais envolvidos também serão ouvidos pela comissão do parecer disciplinar.

Questionado se foram adotadas medidas para evitar que ocorram falhas no processo de atendimento, o secretário disse que estão sendo implementadas melhorias, a exemplo da formalização dos protocolos entre o Hospital Regional de Sorriso (HRS), UPA e as unidades da atenção básica. “Já Existia essa ação, mas não havia nada por escrito”, acrescentou.

Conforme o Portal Sorriso noticiou,  em março foram contabilizados cinco casos de mortes intrauterinas em Sorriso.

Saiba mais:

Sorriso registra 5 casos de mortes intrauterinas; adolescente denuncia suposta negligência

Sorriso: Executivo investiga casos de natimortos e acompanha situação do HRS

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso