Sorriso: excesso de chuva pode afetar produtividade de soja e inviabilizar plantios de feijão e algodão

Os produtores de Sorriso estão com um olho no céu e o outro no campo na expectativa de que as chuvas cessem e viabilizem o término da colheita de soja, bem como o plantio de milho, feijão e algodão.

O Sindicato Rural do município diz que ainda não registros de perda de produtividade da oleaginosa, mas o excesso de água pode propiciar que a umidade alcance alta nos grãos que estão sendo colhidos, o que pode derrubar a qualidade da produção.

Com a colheita concentrada na época de chuva, há temores de grãos avariados e de soja ardida. O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Geme, tem acompanhando algumas previsões. Mas, como o próprio nome cita, são apenas prognósticos. Tanto que uns apontam que haverá mais chuva enquanto outros preveem que as precipitações podem cessar nos próximos dias.

“Acreditamos sempre naquela [previsão] que nos beneficia, que fala que a partir de amanhã a chuva diminuirá e é isso que nós precisamos e esperamos para terminarmos a safra da forma que iniciou com boas produtividades, guardando um produto do campo para os armazéns com qualidade. Por enquanto, não há dados registrados de perda. Mas sabemos que as variedades de soja são muito produtivas, porém há falha na capacidade de se manterem com qualidade nos dias de chuva, porque não têm resistência ou tolerância”.

Conforme levantamento feito semalmente pelo Sindicato, na útima terça-feira foi apontado que 80% da safra já tinham sido colhidos. “Mas 20% ainda é um alto volume no campo, que pode até corresponder à margem de lucro do agricutor”, frisou Geme, que aposta na interrupção temporária de chuva para que não sejam colhidos grãos deteriorados.

Além da preocupação com a safra de soja, outras culturas estão em ‘jogo’, já que em Sorriso muitos produtores aproveitam o momento para plantarem milho, feijão (cultivado no sistema sequeiro) e algodão.

“Tanto a colheita quanto o plantio têm a necessidade de horas de sol durante o dia para que os trabalhos sejam concluídos. Nós calculamos que o plantio seja feito em torno de 450 mil hectares (ha) [dos 620 mil]; e o algodão em torno de 20 mil ha”.

Ontem, dia 15, foi iniciada a janela ideal para cultivo do feijão safrinha. O melhor período para o plantio segue até o dia 25 deste mês. Mas, por conta das chuvas, nenhum agricultor sorrisense deu a largada.

“A safrinha de feijão sequeiro é uma das culturas que menos tolera enxarcamento e safrinha dessa época tem uma janela pequena de plantio. Ontem ninguém iniciou a safrinha que deverá ser feita em torno de 15 mil hectares do município”, finalizou.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record).

Mais imagens

 

Owl Image

Owl Image

 

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso MT