Sorriso: jogar lixo em canteiros de avenidas pode gerar multa

Manter a cidade limpa e organizada, além de contribuir para um ambiente agradável é também uma questão de saúde, já que evita a proliferação de insetos, como o Aedes aegypti, vetor de várias doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.

É indispensável que cada cidadão contribua para a manutenção da limpeza da cidade, colocando o lixo doméstico para ser coletado em lixeiras ou recipientes apropriados. Com frequência, equipes da Prefeitura têm encontrado lixo doméstico nos canteiros centrais das avenidas de Sorriso, o que não é permitido de acordo com o artigo 272 do Código de Posturas do município.

O engenheiro ambiental, Fernando Barbosa Dário, explica que mensalmente são coletadas 300 cargas de lixo doméstico em toda a cidade. “São seis caminhões que trabalham em três turnos para fazer a coleta do lixo em todos os bairros, sendo que em alguns a coleta é feita três vezes por semana e na região central é feita diariamente”, detalha. “Não há porque depositar lixos nos canteiros centrais das avenidas, como vem acontecendo na Blumenau, nos últimos dias”, acrescenta.

Dário lembra que o ato de depositar o lixo em local inadequado pode gerar notificação e multa no valor de 20 VRF (Valor de Referência Fiscal), o que equivale a R$ 1.512,00.

Segundo ele, o NIF (Núcleo Integrado de Fiscalizações), intensificará a atuação nesse sentido e passará a multar quem está depositando lixo em locais indevidos, como os canteiros centrais das avenidas.

O engenheiro ambiental pontua que, em determinadas situações, as equipes que atuam na limpeza dos canteiros deixam as folhas e galhos recolhidos em sacos plásticos para serem coletados pelo caminhão que faz este trabalho, seguindo roteiro pré-estabelecido.

“No entanto, estes são resíduos da limpeza urbana, muito diferentes do lixo doméstico que vem sendo depositado de forma inadequada”, explica.

Já coleta de entulhos é feita de acordo com o cronograma de recolhimento anual consta no site da Prefeitura, para que os moradores organizem o que deve ser descartado e disponham estes materiais na calçada com uma semana de antecedência da data da coleta. Para organizar o cronograma, a cidade foi dividida em oito setores e cada um deles receberá o serviço a cada dois meses.

Por isso, a manutenção da limpeza depende da ação de cada morador. Assim que o Núcleo de Ações de Integradas (NAI) termina a atuação em cada setor, entra em ação a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que poderá notificar e multar quem colocar os resíduos sólidos, por exemplo, antes do período correto da coleta ou lixo em locais indevidos, como no caso dos canteiros centrais das avenidas e nas praças públicas.

As denúncias podem ser realizadas pelo telefone (66) 3545-4769.

Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria