Sorriso: Park Shopping deve cumprir medidas de segurança para evitar ser fechado

A 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) formalizou, nesta sexta-feira (13), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Park Shopping Sorriso. O local já conta com todos os preventivos mínimos de segurança de proteção e combate a incêndio e pânico, mas precisa concluir as demais exigências estabelecidas no projeto aprovado pela corporação e, assim, evitar uma interdição e até fechamento.

Conforme o TAC, o prazo foi prorrogado e o Shopping terá até o dia 10 de agosto para concluir a instalação de outros itens de segurança. Em entrevista ao Portal Sorriso MT, o capitão Weber Dionísio Batista Júnior informou que o prazo foi estendido por causa do alto custo e por demandar mais trabalho e tempo. “Para ajudá-los, encontramos como alternativa darmos mais prazo e assim evitar a interdição ou fechamento do Shopping”, informou.

De acordo com o tenente Lucas Callegario, para funcionamento até agosto, o Shopping já conta preventivos mínimos de segurança, como iluminação de emergência, extintores, sinalização e saída de emergência regularizados.

Para obter o alvará, o Shopping precisa incluir outros itens do projeto, conforme previsto em lei, como hidrantes e sprinklers (chuveiros automáticos de extinção de incêndio), por exemplo. “A lei faz uma série de exigências, conforme o tipo de edificação. Neste caso, o Shopping só vai conseguir o alvará [que está em processo de regularização] do Corpo de Bombeiros e continuar em funcionamento se cumprir com todas as exigências”, frisou.

Portanto, o Park Shopping Sorriso terá, sem prorrogação, até o dia 10 de agosto de 2017. Caso não haja o cumprimento do projeto, segundo Callegario, como primeira medida é aplicada multa e são concedidos mais 30 dias de prazo. Posterior a isso é feita a interdição com aplicação de outra multa.

O síndico do Shopping Sorriso, Vanderlei Gralak, ressaltou que o local já está se organizando e não deixará de cumprir devidamente o prazo para obter o alvará.

O capitão Weber ressalta, ainda, que o Corpo de Bombeiros está à disposição para orientar às empresas a regularizarem sua situação. “Estamos aqui para procurar soluções conjuntas e auxiliar as edificações a se adequarem às normas e o TAC é um instrumento que pode ser utilizado, caso a situação seja complexa”.

Mais imagens

 

Owl Image

 

Texto: Redação Portal Sorriso MT