Sorriso: vacina contra HPV é liberada para meninos de 11 a 14 anos

Meninos na faixa etária de 11 a 14 anos já podem ser vacinados contra o HPV gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização já está disponível nas unidades de saúde em Sorriso.

A vacina contra o HPV  antes era indicada só para meninas de 9 a 13 anos. A liberação para os meninos foi feita pelo Ministério da Saúde e anunciada através de uma Nota Informativa 154/ 2017 às secretarias municipais.

A alteração passa a valer a partir deste mês e faz parte dos próximos calendários de vacinação. Os meninos que iniciaram a primeira dose da vacina contra HPV aos 14 anos deverá tomar a segunda dose com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses.

“É muito importante que os pais tenham a consciência de que a vacinação começa na infância e deve ser continuada na adolescência. Pais e responsáveis devem ter, com os adolescentes, a mesma preocupação que têm com as crianças. A proteção vai ser maior se nós ampliarmos, cada vez mais, o calendário de vacinação da nossa população”, reforçou o secretário de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa.

Segundo o Ministério, vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra quatro tipos do HPV, por isso é conhecida como quadrivalente.

Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres e nos homens protege contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV por câncer no país.

Vacina contra Meningite

O Ministério da Saúde também passou a disponibilizar desde janeiro de 2017 a vacina meningocócica C para meninos e meninas de 12 a 13 anos.

Basta procurar a unidade de saúde e levar o cartão de vacinação.

Texto: Redação Portal Sorriso MT com Assessoria